Como tirar mancha de pias de porcelana

Como tirar mancha de pias de porcelana? Com o tempo as pias de porcelana vão ficando com manchas escuras, e acabam deixando um aspecto de sujeira na cozinha ou no seu banheiro. Nos tanques de lavar roupa acontece a mesma coisa. Daremos algumas dicas que poderão ajudar a deixá-las branquinhas novamente.

Como tirar mancha de pias de porcelana

Uma das dicas mais conhecidas é passar vinagre (serve até para banheira de porcelana branca). Para isso mergulhe toalhas de papel em vinagre branco e coloque as toalhas em toda superfície da pia manchada. Deixe reagir de 2 a 3 horas. Depois retire e passe-as em cima dos locais manchados. 

Se as manchas de água na pia não tiverem sido removidas com o vinagre, misture pasta de boráx e suco de limão e aplique em cima do local. Deixe agir 15 minutos e remova com um pano úmido. Enxágue em seguida com bastante água.

Caso a mancha na pia de porcelana do banheiro seja de tintura de cabelo, faça uma solução de metade de água sanitária e metade de água. Coloque em um borrifador e borrife em cima da mancha. Deixe agir por 30 minutos e limpe com pano úmido limpo. Depois enxágue.

Como tirar mancha de pias de porcelana
Como tirar mancha de pias de porcelana

Outra dica é encher a pia de água morna e colocar 250 mL de água sanitária. Deixe agir na porcelana por 20 minutos. Em seguida coloque para esvaziar e seque com um pano limpo. Se as manchas não tiverem sido removidas, faça uma mistura igual de creme de tártaro e peróxido de hidrogênio (meio a meio). Aplique na mancha escura com uma pano limpo seco. Deixe a pasta secar e esfregue com uma escova. Enxágue com água pura e seque com pano macio.

Se for mancha de ferrugem na pia de porcelana, jogue um pouco de sal em cima da mancha e espremsuco de limão em cima do sal para cobrí-o totalmente, deixe agir durante a noite. Na manhã seguinte limpe o local com pano úmido.

Caso nenhuma das dicas funcionem, você pode tentar usar algum produto próprio para lavagem de pias como, por exemplo, o Veja X-14.