Como Tirar Mancha de Tinta da Madeira Encerada



Caiu tinta no piso de madeira e não sabe como limpar? Confira agora como tirar mancha de tinta da madeira encerada.

Lembre-se sempre de testar os produtos em alguma parte escondida da madeira, para ter certeza que não estragrá ela toda!

Tinta a óleo são piores para remover do que tintas à base d’água. Tente sempre remover sem usar produtos, para não fazer a tinta penetrar mais ainda na madeira, pois dependendo do tipo de madeira, a tinta pode penetrar com mais facilidade.

Se possível limpe a tinta assim que cair no chão, para não dar tempo de secar.

Se a tinta já endureceu, tente remover com uma lâmina bem afiada, passe a lâmina embaixo das gotas de tinta, fazendo uma alavanca, com cuidado para não arranhar o chão. Não use espátula, pois são muito grossas. As gotas de tinta devem se soltar facilmente da madeira encerada.

Como Tirar Mancha de Tinta da Madeira Encerada

Se for tinta látex endurecida, é possível deixá-la macia colocando um pouco de água quente com detergente. Deixe o local coberto com a água por um tempinho, depois passe um pano limpo, esfregue com a unha, se quiser pode usar a lâmina (com cuidado). Se a tinta não amoleceu nem saiu, tente esquentar o local com um secador de cabelo usando ar bem quente. A tinta deve ficar mole e fácil de ser removida. Tenha paciencia pois demora a amolecer.

Caso nada disso dê certo, talvez seja hora de utilizar um produto. Cubra a mancha de tinta com limão. para isso encharque um algodão com suco de limão e deixe o algodão em cima da mancha até ela sumir. Se não tiver limão, pode utilizar água oxigenada no lugar do suco de limão.

Não utilize acetona em madeira encerada, pois ela estraga o verniz da madeira. Utilize somente se você for pintar o chão novamente depois.