Como tirar manchas de vela de roupas

Mancha em roupa é sempre muito chato de tirar e mancha de vela (parafina) não é diferente. A cera pode causar estrago depedendo do tecido. Confira agora algumas dicas de como tirar manchas de vela de roupas que podem ajudar na hora de limpar.



Lembre-se sempre de testar os produtos em local escondido para ter certeza que não estragará ela toda!!!

Como tirar manchas de vela de roupas

Comece removendo o máximo possível da vela (parafina, cera), para isto utilize uma lâmina (pode ser o lado cego de uma faca), com cuidado para não rasgar a roupa. Coloque então a mancha de vela entre dois papéis mata-borrão, fazendo um sanduíche com o tecido manchado no meio. Passe o ferro por cima do papel, mudando o papel de lugar quando precisar. A parafina (cera) da vela derrete e o papel mata-borrão absorve ela toda, por isso é importante ir modificando o local do papel.

Como tirar manchas de vela de roupas

Como tirar manchas de vela de roupas

Quando a vela é colorida você pode passar um pouco de benzina ou álcool depois de ter removido o grosso de cera com o ferro e os papéis. Mas tome muito cuidado, alguns tipos de tecido podem manchar com esses produtos. Sempre teste em local escondido.

Quando tiver certeza que a mancha sumiu lave a roupa normalmente.

OBS: Alguns sites indicam que o papel de seda ou papel vegetal também servem para absorver a mancha de vela. Se ficar resíduos de vela depois de passar o ferro, uma opção é lavar a roupa com água quente e detergente de roupas.