Como tirar mancha de iodo da roupa

Passou iodo em algum machucado e acabou manchando sua roupa? Não tem idéia de como limpar? Veja agora algumas dicas de como tirar mancha de iodo da roupa que podem ajudar na hora que você for lavar.



Lembre-se sempre de testar os produtos em alguma parte escondida do tecido para ter certeza que não irá destruir ele todo!

Como tirar mancha de iodo da roupa

É muito importante que você remova assim que ocorrer o acidente. Pois quanto mais tempo deixar pior será para sair e poderá se tornar permanente. Nunca utilize alvejante ou água sanitária pois também podem tornar a mancha permanente.

Umedeça uma esponja ou algodão com água mesmo e faça movimentos de fora para o centro da mancha de iodo. Em seguida limpe a esponja ou troque de algodão e repita o processo até ver que parou de sair iodo na esponja ou no algodão.

Misture uma colher de chá de detergente neutro com 240 mL de água morna. Passe na mancha usando um pano velho ou a esponja, fazendo movimentos de fora para dentro, tomando cuidado para não piorar. Em seguida dê tapinhas com pano seco para o iodo sair da roupa para o pano. Repita o processo de passar a solução e depois o pano seco até ver que não está mais saindo no pano.

Como tirar mancha de iodo da roupa

Como tirar mancha de iodo da roupa

Se o sabão não for suficiente será preciso utilizar amônia, mas tem que tomar cuidado e nunca mistura com alvejante clorado ou água sanitária, pois emite gás tóxico ao misturar. Faça uma solução de 1 L de água com uma colher de sopa de amônia e meia colher de chá de sabão líquido de lavar roupa que não contenha alvejante ou água sanitária. Deixe a roupa de molho por 30 minutos. Se a mancha sumiu, lave normalmente na máquina ou no tanque como está acostumada.

Nunca coloque para secar na secadora até ter certeza que removeu a mancha senão ela se tornará permanente.

Se nada disso der certo você precisará usar tiossulfato de sódio, que é encontrado em loja de produtos químicos. Misture uma colher de sopa de tiossulfato de sódio com 240 mL de água morna. Misture até dissolver todo o sal, muito cuidado com os olhos e pele pois este produto pode causar irritação! Use luvas e máscara, se possível óculos! Teste se a solução vai tirar a cor do tecido. Se não tirar, passe a solução usando um pano limpo dando tapinhas no local para umedecer a mancha. Em seguida passe pano seco para a mancha sair da roupa para o pano. Quando a mancha sumir enxágue bem com água pura para remover todo tiossulfato de sódio. Para finalizar lave a roupa como costuma lavar.