Como tirar mancha de iodo do granito

Como tirar mancha de iodo do granito? Caiu iodo no piso de granito e não sabe como remover a mancha? Ou seu chão era ardósia, concreto? Ou derramou iodo na telha de alvenaria? Neste post trazemos algumas dicas para limpar iodo do granito que também serve para remover iodo do concreto, tijolo, ardósia e telha de alvenaria.

Sempre teste os produtos em local escondido do granito para ter certeza que não estragará ele todo!!!

Dicas para tirar mancha de iodo do granito

É muito importante tentar remover assim que o produto cair no local. Quanto mais tempo deixar pior será para conseguir remover.

Comece lavando o local com uma solução de carbonato de sódio e água, se não tiver carbonato pode usar detergente líquido de cozinha mesmo. Misture e jogue em cima do local manchado, depois esfregue com uma escova de cerdas macias. Caso não tenha a escova pode esfregar com o pano mesmo.

Quando a mancha sumir enxágue com bastante água até remover todo carbonato de sódio ou detergente. Se necessário seque com pano seco e deixe secar.

Álcool etílico

Se a mancha não sumiu, talvez seja necessário usar álcool etílico. Jogue um pouco do álcool em cima do local manchado para umedecer completamente o local, umedecendo além da mancha.

Depois misture bastante álcool desnaturado com algum material absorvente branco (pode ser amido de milho) para formar uma pasta como uma farinha de aveia ou cobertura de bolo.

Passe esta pasta em cima do local usando uma espátula fazendo uma camada de 0,6 centímetros, deixando a pasta além da mancha, para que a mancha não espalhe para o piso limpo.

Dicas para tirar mancha de iodo do granito
Dicas para tirar mancha de iodo do granito

Verifique se o local está com bolhas, se estiver arrume a pasta. Cubra o local com plástico e fita adesiva. Deixe 48 horas.

Depois umedeça a pasta com água e remova a pasta com uma espátula, tomando cuidado para não arranhar.

Em seguida enxágue com muita água, seque com papel toalha ou panos secos e deixe secar. Quando secar verifique se ficou resíduo de algum produto.