Como tirar mancha de ketchup do carpete

As crianças estavam comendo cachorro-quente na sala e acabou caindo ketchup no carpete? Não tem idéia de como limpar? Confira agora algumas dicas bem legais de como tirar mancha de ketchup do carpete que podem ajudar na hora que você for limpar.



Lembre-se de sempre testar os produtos em alguma parte escondida do carpete para ter certeza que não estragará ele todo!

Como tirar mancha de ketchup do carpete

É muito importante tentar remover assim que sujar, quanto mais tempo deixar o produto no carpete, mais difícil será para removê-lo. Se necessário passe papel toalha para absorver o ketchup, tomando cuidado para não espalhar.

Uma das dicas mais conhecidas é passar vinagre. Misture um copo de vinagre com dois copos de água. Umedeça uma esponja na misture e passe em cima da mancha dando tapinhas para umedecê-la. Em seguida dê tapinhas com pano seco limpo para ele absorver o catchup do carpete. Repita o processo de dar tapinhas com a esponja umedecida e depois com pano seco, até ver que removeu o ketchup ou não estiver saindo mais nada no pano.

Como tirar mancha de ketchup do carpete

Como tirar mancha de ketchup do carpete

Se só o vinagre com a água não adiantar misture uma colher de sopa de detergente de louça com 480 mL de água morna. Umedeça um pano limpo nesta solução e dê tapinhas no local, em seguida dê tapinhas com parte seca do pano para puxar a mancha. Repita o processo de passar parte umedecida e depois parte seca do pano até a mancha sumir ou não sair mais nada no pano. Se a mancha sumiu dê tapinhas com pano umedecido com água para remover todo detergente. Coloque papel toalha em cima para absorver o máximo de líquido. Depois deixe secar, mas tenha certeza de ter removido todo detergente.

Caso a mancha ainda esteja aparecendo pode ser necessário usar amônia. Mas é preciso tomar cuidado e não misturar com água sanitária nem alvejante clorado pois emite gás tóxico. Misture uma colher de sopa de amônia com 120 mL de água morna. Passe do mesmo jeito dos outros. Umedeça um pano e dê tapinhas, depois dê tapinhas com parte seca para ir removendo a mancha. Repita quantas vezes achar necessário tentando não encharcar demais. Se a mancha sumiu passe apenas pano com água para remover a amônia. Coloque papel toalha em cima para absorver o excesso de água. Deixe secar.

Outra dica para remover catchup é jogar bastante WD40 bem em cima do local com catchup. Em seguida passe papel toalha para remover o excesso. Depois borrife mais WD40 em cima e esfregue com vigor com papel toalha. Em seguida borrife mais WD40 e passe pano limpo seco, esfregando com vigor até remover toda a mancha.