Como tirar mancha de verniz do carpete

Como tirar mancha de verniz do carpete? Estava pintando a casa e sem querer caiu verniz no carpete? Não tem nem idéia de como limpar verniz? Trazemos algumas dicas que poderão ajudar na hora que for limpar o seu carpete.

Lembre-se de testar os produtos de alguma parte escondida do carpete para ter certeza que não irá estragar ele todo!

Como tirar mancha de verniz do carpete

É importante tentar limpar assim que ocorrer, toda mancha que ocorre no carpete, quanto mais tempo demorar para limpar, pior será para conseguir remover.

Passe um pano embebido em terebintina em cima da mancha de verniz. Tente apertar levemente ao invés de esfregar, para não espalhar mais ainda o verniz. Depois passe parte do pano seca, para puxar o verniz para o pano. Repita o processo até sair o verniz todo. Quando terminar jogue talco em cima e deixe algumas horas. Por último passe o aspirador para limpar o talco.

Quem não tiver terebentina também serve o famoso WD-40, mas você precisa ter outro limpador de carpete tipo Karpex para remover o óleo do WD-40 depois!

Como tirar mancha de verniz do carpete
Como tirar mancha de verniz do carpete

Outra dica é remover o excesso de verniz com uma faca (usando a parte cega dela). Depois umedeça o pano com acetato de amila e pressione em cima da mancha, sem esfregar para não espalhar. Utilize um mata-borrão, para pressionar o pano umedecido no verniz. Mantenha o pano úmido e deixe em cima da mancha de verniz por, pelo menos, 15 minutos. Depois raspe com a parte cega da faca para ajudar a soltar a mancha.

Se a mancha for de verniz de unha (esmalte), você pode usar removedor de esmalte de unha. Coloque alguns papéis toalha em baixo da mancha de verniz, em seguida coloque removedor em um pano limpo e coloque o pano em cima da mancha, pressione por alguns segundos. Não esfregue para não espalhar. Continue o processo de pressionar o pano com removedor até ver que o verniz foi removido. Coloque então papel toalha em cima do local para absorver o removedor. Para terminar passe um pouco de água com sabão neutro e seque colocando papel toalha para absorver, ou um pano limpo.