Como tirar mancha de carvão da roupa

Como tirar mancha de carvão da roupa? Fez churrasco e sem querer caiu um pouco de carvão na roupa? Veja agora algumas dicas que poderão ajudar na hora que for lavar. Lembre-se sempre de testar os produtos em alguma parte escondida da roupa para ter certeza que não vai estragar ela toda!

Passo a passo para tirar mancha de carvão da roupa

Não molhe a mancha!

Primeiro tente remover o máximo de carvão possível batendo com a mão em cima ou usando alguma coisa achatada como aquelas raquetes de matar mosquito. Bata do avesso para fora, para fazer o carvão sair da roupa. Em seguida passe aspirador de pó ou use uma escovinha para soltar o máximo possível da roupa antes de molhar.

Quando não sair mais, lave na temperatura mais quente permitida, de acordo com a temperatura informada na etiqueta.

Se não sair deixe a roupa de molho em um balde com sabão líquido e água durante a noite e lave normalmente em seguida.

Se a roupa não puder ser lavada remova o máximo de carvão dando tapinhas no local, sacudindo, passando escovinha com cerdas macias e depois passando aspirador para sugar o pó.

Tirar mancha de carvão da roupa
Passo a passo para tirar mancha de carvão da roupa

Em uma bacia coloque um pouco de detergente líquido com água, misture bem para formar espuma. Passe uma esponja na espuma sem encostar na água, e passe a espuma delicadamente no local manchado de carvão, depois passe um pano limpo delicadamente até ver que a mancha sumiu.

Outra dica é remover o máximo de pó possível da roupa e passar removedor de mancha tipo Vanish barra seguindo as instruções do rótulo. Depois de passar o removedor de mancha lave na temperatura mais alta permitida, de acordo com a etiqueta. Se puder use alvejante com cloro na lavajem, se não puder, use um alvejante para roupa colorida.

Não coloque a roupa na secadora até ver que a mancha sumiu, se secar na secadora e ainda estiver manchado, a mancha ficará permanente.