Como tirar manchas de ferrugem da banheira

Como tirar manchas de ferrugem da banheira? Banheiras costumam ser bem chatas de limpar se a pessoa não limpa constantemente, se deixar muito tempo sem limpar podem ocorrer manchas e algumas vezes ferrugens que deixam a banheira horrível. Veja agora algumas dicas que poderão ajudar na hora que for limpar banheira manchada de ferrugem. É muito importante remover as manchas assim que acontecerem pois quanto mais tempo deixar pior será para remover.

Teste os produtos em local escondido antes de usar para ter certeza que não estragará tudo!!

Dicas para tirar manchas de ferrugem da banheira

Algumas coisas que usamos na cozinha podem ser utilizadas para limpar ferrugem da banheira. Derrame suco de limão em cima do local manchado da banheira, o ácido cítrico solubiliza o óxido de ferro ajudando a eliminar a mancha. Deixe o suco em cima do local por mais de 24 horas. Dependendo da mancha ela poderá sair somente depois das 24 horas.

Enxágue bastante a banheira com água para remover qualquer vestígio de ferrugem.

Se a mancha não sair depois das 24 horas, jogue vinagre branco em cima da mancha e deixe agir por mais 24 horas. Se necessário reaplique o vinagre neste tempo. Depois enxágue bem para remover todo vinagre e ferrugem.

Dicas para tirar manchas de ferrugem da banheira
Dicas para tirar manchas de ferrugem da banheira

Caso a mancha não suma nem com vinagre, talvez seja necessário usar um produto mais forte. Misture duas colheres de sopa de borax com 480 mL de água morna. Com um pano limpo aplique esta mistura em cima da mancha e deixe agir durante a noite. Depois enxágue bem a banheira para remover o borax e a ferrugem.

Se mesmo com o borax a mancha não sumir, você pode tentar fazer uma pasta com creme tártaro (bitartarato de potássio) e água, depois aplique a pasta em cima do local. Deixe agir por mais de uma hora.

Em seguida vá passando um pano umedecido delicadamente em cima da mancha até ela desaparecer. Enxágue bem a banheira para remover qualquer produto que tenha ficado.

Ácido oxálico

Quem não conseguir resolver com estes produtos, pode usar o ácido oxálico, mas é importante utilizar luvas no manuseio pois queima. Coloque as luvas e encha o balde com 3,5 litros de água quente. Adicione duas colheres de sopa de ácido oxálico no balde (tente não inalar a fumaça da mistura!!).

Assim que os cristais dissolverem aplique em cima da mancha umedecendo um pano limpo. Esfregue com força o local manchado, deixe agir por 5 minutos.

Reaplique o ácido usando o pano até ver que a mancha sumiu.

Depois enxágue muito bem a banheira para não ficar ácido e queimar quem for usar. Pode ser necessário usar um sabão neutro para remover o ácido por completo.