Como tirar mancha de fumaça das cortinas

Como tirar mancha de fumaça das cortinas? As cortinas ficaram manchadas por causa de alguma fumaça dentro da casa? Algum visitante esteve fumando e acabou manchando as cortinas com a fumaça de nicotina? A seguir daremos umas dicas que podem ser úteis quando você for lavar.

Atenção!! Teste sempre os produtos em local escondido para ter certza que não estragará tudo de vez!

Dicas para tirar mancha de fumaça das cortinas

Fumaça de cigarro

Alguém fumou na sua casa e acabou manchando as cortinas com a fumaça do cigarro? Não se desespere, é importante remover a mancha o mais rápido possível.

Comece misturando 200 g de bicarbonato de sódio, com 100 g de Borax (Borato de Sódio), mais 120 g de sal e 10 litros de água quente. Misture bem tudo para dissolver todos os ingredientes.

Em seguida coloque a parte manchada da cortina dentro do balde e deixe durante a noite toda, pelo menos 8 horas.

Depois lave normalmente como sempre lava. Antes de colocar na secadora tenha certeza de ter removido toda a mancha, senão ela se tornará permanente. Se a mancha não sumiu, repita o processo de deixar de molho novamente mais 8 horas e depois lave.

Se a mancha não sumir depois disso, quer dizer que provavelmente ela não sairá mais de jeito nenhum, mas pelo menos a mancha estará menos forte do que antes. Você ainda poderá usar a cortina, se quiser tentar algum removedor de mancha que prometa remover mancha de fumaças.

Como tirar mancha de fumaça das cortinas
Dicas para tirar mancha de fumaça das cortinas

Fumaça de incêndio

Quando a mancha nas cortinas é de fumaça de incêndio o processo também não é muito simples, pode ser necessário repetir todo o processo várias vezes.

Comece jogando bicarbonato de sódio em cima da mancha de fumaça. Isso vai remover o cheiro de fumaça e começar a levantar a mancha do tecido. Depois passe o aspirador de pó com a ponta lisa (não é a escovinha) para remover o bicarbonato de sódio.

Depois misture em um balde água quente com detergente desengordurante, é importante que a água esteja quente. Molhe um pano no balde e dê tapinhas em cima da mancha de fumaça na cortina. Dê tapinhas com parte umedecida do pano depois dê tapinhas com parte seca para a mancha sair no pano, não esfregue para não estragar o tecido e piorar a mancha.

Quando terminar lave a cortina normalmente. Se ainda tiver manchas de fumaça não coloque para secar na secadora. Deixe ela secar no ar livre e lave novamente usando pano com água quente e detergente desengordurante. É preciso ter paciência, lembrando que pode ser necessário repetir o processo várias vezes.