Como tirar mancha de queimado do carpete

Precisando saber como tirar mancha de queimado do carpete? Deixaram cair cigarro no seu carpete e queimou? E agora, o que fazer? A seguir trazemos algumas dicas que podem ajudar na hora que for limpar, para tentar consertar o que estragou.

Lembre-se sempre de testar os produtos em alguma parte escondida do carpete para ter certeza que não estragará ele todo!

Dicas para tirar mancha de queimado do carpete

Se a mancha de queimado for leve, superficial, então você pode tentar descolorir o local com água oxigenada. Primeiro corte as pontinhas das fibras queimadas com uma tesoura tomando cuidado para não cortar demais e nem dos lados bons! Tente cortar o mínimo possível, para apenas sumir as manchas piores que estiverem muito escuras.

Depois coloque um pouco de água oxigenada em um pano e passe em cima do local. Repita quantas vezes forem necessárias, até chegar a cor que deseja. Quando terminar, seque o local com secador de cabelo ou ventilador.

Substituir fios

Se a mancha de queimado for profunda, o único jeito de consertar é substituindo os fios queimados por fios bons. Comece cortando os fios queimados do carpete com um estilete, corte bem embaixo deles. 

Depois, com uma pinça, remova fios bons de outras partes escondidas do carpete. Pode ser as que ficam embaixo de sofás, nos cantos etc. Não remova demais para não ficar buraco.

Dicas para tirar mancha de queimado do carpete
Dicas para tirar mancha de queimado do carpete

Passe cola (cola latex para tapete ou carpete) no local que estavam os fios queimados. Aplique duas ou três gotas, e coloque os fios bons em cima da cola. Atenção! Se utilizar cola quente o processo é mais rápido.

Coloque um papel toalha em cima do local e coloque um livro pesado em cima do papel toalha, para fazer peso no carpete e ajudar a colar os fios mais firmes. Deixe o livro em cima durante o dia inteiro. Pronto, depois é só tirar livro, se tiver algum fio grande comparado com o resto do carpete, é só cortá-lo.

Em casos mais graves de carpete queimado, quando o fogo atravessa fazendo um buraco nele, é preciso chamar um profissional para consertar.