Como tirar mancha de tinta para tecido de uma roupa

Como tirar mancha de tinta para tecido de uma roupa? Resolveu pintar uma roupa e acabou manchando outra roupa de tinta para tecido? Ou foi lavar duas roupas juntas e uma soltou tinta manchando a outra? Isto é comum de acontecer quando vai lavar alguma calça jeans pela primeira vez e lava junto com roupas íntimas, tudo fica azul. A tinta para tecido pode ser bem difícil de tirar, às vezes infelizmente não tem como tirar. 

Neste post daremos algumas dicas que poderão ser úteis quando for lavar. Lembre-se sempre de testar os produtos em local escondido antes de usar, para ter certeza que não estragará a roupa toda!!!

Como tirar mancha de tinta para tecido de uma roupa

Se a roupa for colorida ou for tecido sintético (poliéster, acrílico, elastano, poliamida, nylon, lycra, viscose, acetato) coloque-a de volta na máquina assim que manchou. Lave usando alvejante não clorado (pode ser oxigenado) junto com sabão de roupa que costuma utilizar. Não coloque para secar na secadora até ter certeza que removeu tudo! Só o alvejante deve ser suficiente para remover a tinta.

Se a roupa for branca ou de algodão, assim que terminar a lavagem que causou a mancha, coloque-as de volta na máquina adicionando 120 mL de alvejante clorado na máquina de lavar junto com sabão de roupa. Não use alvejante clorado em tecido colorido ou nylon / poliéster.

Caso tenha deixado a roupa secar ou se a mancha de tinta estiver muito forte, deixe a roupa de molho antes de fazer a nova lavagem. Misture alvejante oxigenado com água de acordo com as instruções do rótulo. Deixe a roupa de molho submersa por 8 horas. Verifique a roupa e veja se a tinta sumiu depois deste tempo. Se sumiu lave normalmente na máquina como está acostumado.

Como tirar mancha de tinta para tecido de uma roupa
Como tirar mancha de tinta para tecido de uma roupa

Se a mancha não sumiu faça uma nova solução de alvejante oxigenado com água. Deixe a roupa de molho por mais 8 horas. O alvejante oxigenado pode ser utilizado na maioria dos tecidos tanto colorido quanto branco. Não use em ceda ou lã!

Se nenhum der certo você pode tentar aplicar removedor de mancha tipo Vanish. Aplique bem em cima da mancha de tinta de tecido, seguindo instruções do rótulo.

Quando a roupa só puder ser lavada a seco o ideal é levar em um profissional que faça lavagem a seco, não tente limpar em casa!