Coisas que você só precisa limpar uma vez por ano

No Brasil temos o costume de limpar a casa sempre que possível, mas existem coisas que você só precisa limpar uma vez por ano. É isso mesmo, são locais da sua casa que não precisam ser limpos toda semana ou todo mês. Você pode limpar e voltar a limpar somente 365 dias depois, além de ter menos trabalho você estará contribuindo para o meio ambiente gastando menos água.

Coisas que você só precisa limpar uma vez por ano

Cortinas e blecaute

As cortinas e blecautes vão acumulando poeira durante o ano mas você só precisa tirá-los do lugar para lavar na máquina de lavar, uma vez por ano. Se não tiver como lavar na máquina de lavar ou a cortina tenha que ser lavada a seco, leve para uma tinturaria ou local especializado.

Se a sua cortina tiver saia não remova!!! Você terá que limpá-la com o aspirador, fazendo movimentos de cima para baixo da saia para remover a poeira.

Secadora

Para a secadora funcionar corretamente todo o ano é preciso limpá-la profundamente uma vez a cada 365 dias. Desligue da tomada e verifique o cano de saída de ar, se tiver um cano conectado na saída de ar remova-o para poder ver por dentro na saída da máquina. Passe o aspirador em toda secadora, em cima, embaixo, na saída de ar e até no cano (se tiver).

Coisas que você só precisa limpar uma vez por ano
Coisas que você só precisa limpar uma vez por ano

Se necessário use escovas grandes que vendem em lojas de utensílios para ajudar a remover todo acúmulo de poeira e tecido da saída de ar. Até as escovas de privada são boas para isso, mas use uma nova!

Carpete

O carpete precisa passar por uma limpeza profunda uma vez por ano, é muito importante fazer isso pois ele acumula ácaros, poeiras e poluição da rua. Contrate um serviço especializado em limpeza de carpete, pois eles fazem uma limpeza bem mais profunda do que apenas o aspirador e pano que as pessoas costumam passar no dia a dia. Este serviço pode ser solicitado a cada 12 ou 18 meses, dependendo do estado do carpete.

Estofados dos móveis

Outro local que precisa ter atenção são os estofados do sofá e outros móveis da casa. Sempre que ocorre uma mancha tentamos limpar rapidamente, mas dependendo do estofado, as manchas vão acumulando que parecem não sair mais, se for claro pior ainda! Neste caso também é importante chamar uma empresa especializada, pois o estofado também precisa de cuidados igual ao carpete, ficando difícil da pessoa resolver ela mesma.

Lareira

Se na sua casa tem lareira você precisa passar o aspirador para remover as cinzas, pelo menos, uma vez por ano. Depois passe pano umedecido para remover todo resto de sujeira. No caso da limpeza da chaminé você precisará chamar um profissional para limpar e verificar se está tudo correto.

Janelas

As janelas e vidros do lado de fora da casa precisam ser limpos apenas uma vez por ano. Passe aspirador em volta e limpe o vidro com pano macio microfibra (que não solta fiapos) e limpa vidro no spray. Vá borrifando e passando o pano fazendo movimentos na horizontal até que ele esteja completamente seco.

No caso de janelas muito altas, chame um profissional para fazer a limpeza, não se arrisque!

Mobílias que ficam do lado de fora da casa

Se você tem cadeiras e mesas no jardim você precisará fazer uma limpeza profunda nelas uma vez a cada 365 dias. Dê preferência para limpar em épocas com sol como primavera ou verão. Em uma bacia coloque detergente com água morna e passe nas mesas usando um pano limpo. Depois enxágue usando uma mangueira, para facilitar a remoção do detergente.

Calhas

As calhas da casa costumam ficar lotadas de folhas, principalmente se você mora perto da mata. Se ficarem assim elas não vão escoar a água da chuva normalmente e poderão causar infiltração na parede. Se não tiver medo ou não seja local perigoso suba em escada e remova todas as folhas acumuladas, pode usar uma escovinha para ajudar. Caso o local seja perigoso ou não queira tentar esta limpeza, chame o serviço especializado.