Como tirar manchas de copo de cristal

Como tirar manchas de copo de cristal? Seus copos de cristal estão ficando feios com manchas? Neste post trazemos algumas dicas que poderão ser úteis quando for lavá-los.

Atenção! Sempre teste os produtos antes de usar para ter certeza que não vai estragar seus utensílios.

Como tirar manchas de copo de cristal

Para manter seu copo de cristal bonito, é preciso limpá-los com sabão neutro ou detergente líquido em água morna, usando esponja macia ou pano macio. Enxágue com água morna, nunca água fria, para não ter mudança brusca de temperatura, que pode trincar o copo. Seque passando gentilmente um pano macio, não deixe secar ao ar livre para não ficar manchas de gota d’água.

Se a mancha no copo de cristal for de tinta, passe um pano embebido em vinagre quente. Depois lave com água morna e sabão neutro normalmente, não esquecendo de secar.

Mancha de tinta também pode ser removida com amônia. Faça uma mistura de uma colher de sopa de amônia com um litro de água. Passe com um pano no copo e depois lave normalmente e seque com pano limpo e macio.

Como tirar manchas de copo de cristal
Como tirar manchas de copo de cristal

Mancha de gota de água pode ser removida com vinagre. Coloque vinagre em um pano macio para polimento e passe nos copos de cristal. Caso os copos estejam com manchas de gotas que não saem facilmente, coloque um pouco de vinagre na água com sabão na hora de lavar. Termine enxaguando e secando.

Se estiver com marcas dentro do copo, encha com metade vinagre metade água e deixe por 3 a 4 horas. Depois esvazie e enxágue com água morna. Seque com pano macio.

Mancha de vinho tinto no copo

Se for mancha de vinho tinto no copo de cristal, coloque 4 colheres de sopa de arroz cru no copo e encha com metade do copo com água. Adicione seis gotas de sabão líquido (detergente neutro). Cubra o copo com a palma da mão e vá rodando o copo para o arroz e detergente removerem o vinho. Depois jogue fora a mistura. Lave o sabão que sobrou, enxaguando bastante.

Se necessário, coloque um comprimido efervescente antiácido e encha com água até as bolhas cobrirem a marca de vinho. Deixe até o comprimido dissolver (não deixe mais tempo senão vai criar outra mancha), depois jogue fora a mistura e lave com água morna, sabão neutro e esponja que não arranha (ou pano macio).

Ao terminar enxágue com água morna e seque com pano macio.

Lavagem na máquina

É possível lavar na máquina, mas lembre-se de colocar sabão na quantidade indicada na embalagem. Programe a máquina na menor temperatura possível e no círculo mais curto.

Coloque um copo longe do outro para eles não esbarrarem e não serem deslocados pela força da água. Depois coloque para secar na temperatura mais fria e, se necessário, seque com pano macio.

1 comentário em “Como tirar manchas de copo de cristal”

Os comentários estão encerrado.