Tirar mancha de grafite de lápis do sofá, estofado

Como tirar mancha de grafite de lápis do sofá? Estava escrevendo com lápis no sofá e sem querer marcou o estofado? Neste post trazemos algumas dicas que poderão ajudar quando você for lavar o estofado.

Lembre-se sempre de testar os produtos em uma parte escondida do sofá antes de aplicar na mancha, para ter certeza que não vai estragar tudo!

Tirar mancha de grafite de lápis do sofá

Comece passando uma borracha macia em cima da mancha de grafite, para remover todo excesso. Depois aspire com aspirador de pó para não espalhar os resíduos.

Faça uma mistura de uma colher de sopa de detergente líquido com 480 mL de água em temperatura normal. Passe um pouco da mistura em um pano branco limpo e passe o pano em cima da mancha, dando batidinhas em cima para impregnar o estofado. Depois dê batidinhas com parte seca do pano.

Repita o processo de passar detergente e parte seca até ver que a mancha sumiu. Se a mancha sumir, pode finalizar passando pano limpo umedecido em água e deixe secar normalmente.

Se a mancha não sair somente com detergente, umedeça outro pano com um pouco de amoníaco para limpeza (cuidado, pode estragar alguns tecidos, teste!). Dê batidinhas no local até ela ser absorvida, depois dê batidinhas com parte seca do pano.

Imagem de um lápis, como tirar mancha de grafite de lápis do sofá
Tirar mancha de grafite de lápis do sofá, limpar estofado

Repita o processo até ver que a mancha sumiu. Em seguida use um pano limpo umedecido na água para remover o excesso de amônia do local. Deixe secar normalmente.

Não exagere na quantidade de detergente nem de amônia, passe com calma para não ficar encharcado. Se encharcar demais pode estragar o estofado.

Caso as dicas não dêem certo tente usar um produto para limpeza a seco como, por exemplo, o Waash específico para limpeza de estofados de vinil, couro, tecidos e carpetes.