Tirar mancha de barbecue do carpete

Caiu molho barbecue no carpete e não tem nem idéia de como limpar? Confira algumas dicas que podem ajudar na hora de tirar mancha de barbecue do carpeteLembre-se sempre de testar os produtos em uma parte escondida do carpete antes de aplicar na mancha, para ter certeza que não vai estragar ele mais ainda!

Tirar mancha de barbecue do carpete

Remova o excesso de barbecue com uma colher e depois com papel toalha seco.

Faça uma mistura de uma colher de sopa de detergente com 480 mL de água morna (32ºC – 43ºC). Molhe um pano limpo na mistura e passe no local dando batindinhas até ver que o líquido foi absorvido. Depois dê batidinhas com parte seca do pano. Repita esse processo de passar o pano umedecido e pano seco até ver que a mancha não está mais saindo no pano.

Quando a mancha sair passe pano limpo umedecido apenas com água para tirar o detergente. Deixe secar.

Se a mancha não sair só com o detergente, você pode usar amônia, mas é preciso tomar cuidado pois a amônia pode estragar alguns tecidos (faça um teste antes).

Tirar mancha de barbecue do carpete
Tirar mancha de barbecue do carpete

Faça uma mistura de uma colher de sopa de amônia com 120 mL de água. Com um pano limpo passe essa mistura no local dando batidinhas, até ver que a mancha de barbecue não está mais saindo no pano. Depois passe pano limpo com água pura para tirar a amônia. Seque com papel toalha e deixe secar ao natural.

Amônia pode remover cheiro ruim do forno.

Se notar que a mancha está um pouco oleosa, coloque bicarbonato de sódio em cima do local. Deixe durante a noite e aspire com aspirador no dia seguinte.