Como tirar mancha de argila do carpete

Está precisando saber como tirar mancha de argila do carpete? As crianças estavam brincando com argila e deixaram cair no carpete agora você não sabe o que fazer? Trazemos algumas dicas que poderão ajudar quando for lavar. Lembre-se sempre de testar os produtos em uma parte escondida do carpete antes de aplicar na mancha, para ter certeza que não vai estragar ele mais ainda!

Passo a passo para tirar mancha de argila do carpete

Comece removendo a argila seca do carpete usando uma escovinha, esfregue o quanto puder para soltar o máximo possível em um papel toalha.

Em seguida passe aspirador para remover o excesso de pó.

Faça uma mistura de 250 mL de vinagre branco com 480 mL de água. Molhe um pano limpo nessa mistura e passe no local dando tapinhas para encharcar bem, em seguida passe uma parte seca do pano para ele absorver a argila do carpete. 

Repita o processo de passar a mistura e depois o pano seco até ver que a mancha sumiu.

Quando sumir passe pano limpo embebido em água dando tapinhas para não espalhar e remover o vinagre. Depois coloque papel toalha para absorver a água, se tiver aspirador de água passe em cima, deixe secar ao natural.

Tirar mancha de argila do carpete
Passo a passo para tirar mancha de argila do carpete

Se não conseguir tirar mancha de argila do carpete depois disso, jogue algumas gotas de água. Em seguida algumas gotas de vinagre diretamente no local manchado. Use uma esponja para dar tapinhas e impregnar bem.

Em seguida coloque um pano embebido em removedor de mancha próprio para carpete em cima da mancha. Vá trocando o pedaço do pano até ver que ele não está mais absorvendo a mancha. Para finalizar passe pano embebido em água pura mudando a posição para remover todo vinagre e removedor de mancha do carpete.

Se a mancha for leve você pode usar shampoo para carpete para limpar ao invés de usar vinagre e removedor de mancha.

Se a mancha for de argila vermelha talvez seja preciso chamar um profissional.