Como tirar mancha de giz de cera da madeira

Como tirar mancha de giz de cera da madeira? As crianças estavam pintando com lápis de cera no chão e resolveram escrever na madeira? Vamos dar algumas dicas que podem te ajudar.

Chão e móvel de madeira são complicados de limpar pois dependendo do produto pode estragar completamente a madeira. Portanto, antes de colocar qualquer produto na madeira, teste em um local escondido, para ter certeza que não estragará ele todo.

Passo a passo para tirar mancha de giz de cera da madeira

A dica mais conhecida é usar solvente mineral tipo os Removedores King que são específicos para pisos de madeira.

Aplique o solvente em um pano macio limpo e esfregue a mancha de giz de cera com cuidado, sem fazer muita força para não arranhar. Deixe o solvente no local durante o tempo indicado no rótulo. Siga as instruções se for necessário repetir.

Se a mancha sumiu passe pano limpo no local para remover completamente o solvente. Para finalizar passe lustra-móvel, pois o solvente deve remover a cera de limpeza.

Se o solvente mineral não adiantar, tente usar aguarrás (essência da terebintina) para tirar o giz de cera da madeira, ela é muito usada no processo de lavagem a seco. Mas tome muito cuidado pois pode estragar o verniz.

Com uma luva passe aguarrás em um pano macio e esfregue o local delicadamente. Deixe agir por alguns minutos. Para remover o solvente passe um pano umedecido com um pouquinho de detergente, depois passe pano umedecido em água pura para remover o detergente.

Tirar mancha de giz de cera da madeira
Dicas para tirar mancha de giz de cera da madeira

Quando a mancha sumir, pode ser que o local fique opaco, por que a cera de limpeza será removida, aplique lustra-móveis na madeira para voltar ao normal!

Se nada disso der certo, teste um pouco de WD-40 em um local escondido da madeira. Se ele não estragar a madeira, aplique com um borrifador um pouco em cima do local manchado de giz de cera. Depois passe pano seco para puxar o lápis de cera. Se necessário repita.

Para remover o WD-40 passe a parte macia da esponja umedecida com um pouquinho de detergente, esfregue o local em movimentos circulares, não encharque demais a esponja. Passe pano limpo seco para secar.

1 comentário em “Como tirar mancha de giz de cera da madeira”

Os comentários estão encerrado.