Como limpar travesseiros e tirar manchas

Como limpar travesseiros corretamente? Usamos nosso travesseiro todos as noites e não damos um descanso para ele. Muitas pessoas usam até jogar fora sem lavar, mas é importante que eles sempre estejam limpos para evitar alergias.

Daremos algumas dicas que poderão ajudar na hora que for lavar, para tirar manchas e eliminar mau cheiro. O processo de lavagem e limpeza tem que ser realizado de seis em seis meses.

Atenção! Travesseiros devem ser trocados de dois em dois anos!!

Dicas para limpar travesseiros

O ideal é que você verifique a etiqueta para descobrir o conteúdo de dentro do travesseiro. Dependendo do tipo do seu, poderá ser necessário lavar na lavandeira com um profissional. Travesseiros foam espuma inteligente não podem ser lavados em casa! Travesseiros de poliéster ou penas normalmente podem ser lavados em casa.

É muito importante ter cuidado ao lavar em casa pois eles retém muita água. Se onde você mora não for calor e nem muito seco, não arrisque lavar em casa. Provavelmente ele não irá secar completamente, ficará úmido no meio.

Caso tenha verificado a etiqueta e o travesseiro possa ser lavado na máquina, coloque dois de cada vez na vertical (em pé) dentro da máquina, sem fronha e capas protetoras. Deixe na vertical para eles não se prenderem no meio da máquina e estragarem.

Coloque em ciclo suave (delicado) para não agitar demais e lave com água fria mesmo. A não ser que esteja escrito na etiqueta que pode ser temperatura mais alta.

Adicione o sabão líquido de acordo com a quantidade de água. Deixe lavar e depois enxágue mais uma vez para ter certeza que removeu todo sabão. Quando terminar coloque para secar na sombra e na horizontal e de vez em quando vire ele, dando uma afofada. Não coloque no sol pois vai proliferar germes.

Se tiver secadora, pode colocar em temperatura mais baixa, lembrando de ir virando o travesseiro de tempos em tempos e afofando ele. Para ajudar a secar e deixar o travesseiro fofinho, coloque bolinha de tênis cobertas com meias.

Não coloque na cama até ter certeza que secou por completo!! Senão vai mofar e vai dar alergias! Uma vez por mês deixe os travesseiros no sol ou coloque alguns minutos na secadora para matar germes.

Como lavar travesseiro na lava e seca?

Você pode lavar o travesseiro também na máquina lava e seca (abertura frontal). Ela é até melhor que a máquina com abertura superior e agitador no meio, pois ela não corre risco de estragar o travesseiro no agitador.

Como limpar travesseiros e tirar manchas
Dicas para limpar travesseiros

Coloque no máximo dois travesseiros, do mesmo jeito da outra máquina. Adicione sabão líquido e coloque ciclo suave ou delicado. Enxágue novamente quando terminar para remover todo sabão.

Depois coloque para secar em temperatura mais baixa possível e junto coloque algumas bolinhas de tênis cobertas com meia. Isto vai ajudar a afofar o espuma. De tempos em tempos, verifique, vire-o de posição e afofe.

Se não quiser usar secadora, coloque para secar na sombra na horizontal. Faça o mesmo, de tempos em tempos, vire o travesseiro e dê uma afofada na espuma.