Como tirar mancha de framboesa do carpete

Como tirar mancha de framboesa do carpete? As crianças estavam comendo framboesa na sala e deixaram cair no carpete? A framboesa pode ser bem chata de limpar, trazemos algumas dicas que podem ser úteis.

Lembre-se sempre de testar os produtos em uma parte escondida do carpete antes de aplicar na mancha, para ter certeza que não vai estragar ele mais ainda! Nunca misture amônia e alvejante clorado (água sanitária), o gás liberado é tóxico!

Dicas para tirar mancha de framboesa do carpete

Tente limpar o mais rápido. Se caiu muita framboesa, remova com uma colher e coloque um papel toalha para tirar o excesso de suco.

Em seguida misture uma colher de sopa de detergente com 480 mL de água. Umedeça uma parte de um pano limpo branco com esta solução e passe no local dando tapinhas para não espalhar, tente não encharcar demais senão pode estragar o chão embaixo! Logo depois dê tapinhas com parte seca do pano para a mancha de framboesa sair do carpete para o pano.

Repita o processo de passar pano umedecido e pano seco mais algumas vezes até ver que a mancha sumiu ou que não está saindo mais nada no pano.

tirar mancha de framboesa do carpete
tirar mancha de framboesa do carpete

Se a mancha sumiu, passe o pano limpo umedecido apenas com água para remover todo o detergente (tentando não encharcar muito). Depois seque colocando papel toalha em cima para absorver o líquido. Não deixe detergente no local senão pode ficar feio!

Amônia se não sumiu

Se a mancha de framboesa não sumiu misture uma colher de sopa de amônia (tome cuidado!) com 480 mL de água fria.

Passe no local manchado umedecendo uma parte de um pano limpo branco dando tapinhas, em seguida dando tapinhas com parte seca do pano até ver que a mancha sumiu.

Remova a amônia passando pano umedecido apenas com água e seque com papel toalha, trocando conforme ficar úmido. No final passe aspirador no local para levantar as fibras do carpete.