Como fazer limpeza pesada em piso de vinil e de linóleo

Como fazer limpeza pesada em piso de vinil e de linóleo? O piso de vinil e o de linóleo precisam de uma limpeza profunda de tempos em tempos. Esses tipos de piso são muito parecidos mas não são feitos do mesmo produto. Enquanto o piso de linóleo é feito de matérias-primas naturais, o piso vinílico é feito praticamente só de produtos sintéticos (de vinil, que é plástico PVC). Na limpeza do dia a dia você pode utilizar apenas pano umedecido com água, ou usar mistura de água com vinagre. Neste post falaremos sobre como limpar no caso de limpeza pesada, depois de um mês ou dois de uso.

Sempre teste os produtos em local escondido do seu piso, que fica atrás de móveis, para ter certeza que não estragará ele todo.

O que precisa para fazer limpeza pesada em piso de vinil ou linóleo?

Você vai precisar de:

  • panos de microfibra (para não arranhar)
  • panos de chão velhos
  • mop de microfibra
  • escova de dente usada (ou outra escovinha)
  • vassoura (se tiver aspirador pode usar no lugar da vassoura)
  • bicarbonato de sódio
  • espátula raspadora de aço inox (em caso de manchas grossas de sujeira)
  • vinagre branco ou de maçã (quem preferir pode usar limpador de piso vinílico)
  • detergente de louça
  • balde

Comece passando o aspirador de pó ou a vassoura no chão de vinil ou linóleo, escolha a maneira que preferir. É importante tirar o máximo de poeira possível da superfície.

Em seguida passe o mop de microfibra umedecido apenas com água em cima de locais manchados ou arranhados, para remover o desgaste.

Em locais que tiver sujeira acumulada, manchas pretas grossas de sujeira, utilize a escova de dente e esfregue o local para ver se sai. Se não sair, umedeça a escova e passe novamente. Se mesmo com a escova úmida a mancha de sujeira grossa não sair, faça uma pasta de bicarbonato de sódio com água e esfregue esta pasta com a escova usada. Em casos mais graves, pode ser necessário utilizar a espátula raspadeira. Mas utilize delicadamente, com muito cuidado para não riscar profundamente o piso.

Como fazer limpeza pesada em piso de vinil e de linóleo
Como fazer limpeza pesada em piso de vinil e de linóleo

Depois que tiver removido a poeira e manchas de sujeira, é hora de passar o mop úmido com mistura de água e vinagre, ou utilizar um limpador de piso vinílico de sua preferência. Para a mistura, coloque no balde 4 litros de água com 240 mL de vinagre branco e duas gotas de detergente de cozinha, misture tudo. Umedeça o mop de microfibra, torça um pouco para ficar apenas úmido e não encharcado, passe no piso vinílico.

Repita várias vezes umedecer o pano, passar, torcer, até terminar de passar em todo piso. Não esquecendo de torcer depois de molhar, para não ficar encharcado. Se a água ficar muito suja, faça uma nova mistura.

Quando terminar passe pano umedecido apenas com água para remover vinagre e detergente que ficaram no piso. Molhe o pano e esfregue, para tirar o excesso de água do pano.

No final seque o chão de vinil passando pano microfibra ou mop, até secar por completo tudo. Não deixe líquido no chão, pois ele irá destruir seu piso. O líquido penetra nas frestas e deforma o piso laminado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.