Como limpar fogão inox manchado

Como limpar fogão inox manchado? Limpar a cozinha não é uma das coisas mais agradáveis, pior então quando o fogão inox fica cheio de manchinhas que irritam só de ficar olhando. Vamos dar algumas dicas para ajudar na hora que realizar a limpeza do fogão de inox, são maneiras de limpar o fogão inox depois que preparou a comida e ficou com sujeiras acumuladas inclusive gorduras.

Atenção! Nunca misture amônia com água sanitária ou produto clorado pois liberam gás tóxico. Se achar que vai estragar seu fogão, sempre teste os produtos em uma parte pequena do fogão antes de utilizá-lo!

Como limpar fogão inox manchado

É importante lembrar que fogão de aço inoxidável costuma arranhar facilmente, portanto evite uso de abrasivos ou esponjas abrasivas que podem ser usados em outros tipos de cooktop. Nunca utilize facas ou colheres para raspar alguma comida, pois você arranhará a superfície.

Primeiro remova grade, boc e botões do fogão. Se estiverem muito sujo de gordura, deixe-os de molho em um balde com água e vinagre. Enquanto isto limpe a parte de inox do fogão.

Se o inox estiver com manchas descoloridas causadas pelo calor aqueça água em uma panela até ferver. Coloque um papel toalha em cima do local e derrame a água quente em cima do papel. Deixe agir por 10 minutos. Depois esfregue o papel seguindo as linhas do inox.

Como limpar fogão inox manchado
Como limpar fogão inox manchado

Em seguida coloque um pouco de vinagre branco ou vinagre de maçã em cima do local manchado, se a mancha não sumiu ou se tiverem manchas de comida. Deixe o vinagre agir uns minutos. Esfregue o local manchado com um pano microfibra ou pano macio que não arranhe, também seguindo a direção das linhas do aço inoxidável. Depois enxágue passando pano macio ou papel toalha umedecido com água.

Se ainda tiverem manchas feias coloque um pouquinho de bicarbonato de sódio em cima do local manchado. Depois um pouco de vinagre em cima do bicarbonato para borbulhar. Esfregue a mistura com um pano macio para remover a mancha por completo, sempre fazendo movimentos na direção das linhas do inox. Depois limpe tudo com toalha de papel umedecida na água, seguindo a direção do inox.

Depois limpe a grade, bocas e botões. Tire da solução de vinagre e passe esponja com detergente. Se necessário passe o fio de metal para desentupir as bocas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.