Como limpar quadro sem estragar a pintura

Como limpar quadro sem estragar a pintura? Muitas pessoas possuem quadros de pintura em casa mas têm medo de limpar e vai ficando cada dia mais sujo. Se for pintura a óleo pode acumular muita poeira. A seguir explicaremos o método recomendado por profissionais de museus para não estragar seus lindos quadros.

Atenção! Sempre informamos para verificar o produto em algum lugar escondido para ter certeza que não vai estragar tudo!

Como limpar quadro sem estragar a pintura

Se o quadro não estiver sujo demais basta passar apenas um pincel seco. Pode utilizar um pincel de duas polegadas, mas tenha certeza que não tenha nada úmido nem tinta nele. Em seguida vá passando em cima do quadro todo, até na moldura. Apenas o pincel é o bastante para remover poeiras leves.

Se o quadro estiver muito sujo mesmo, museus e historiadores recomendam usar saliva, isto mesmo, não é mentira! O cuspe não tem a mesma estrutura da água e a probabilidade de estragar a pintura é menor, pois tem menor chance de reagir ou lavar os elementos a pintura.

Como limpar quadro sem estragar a pintura
Como limpar quadro sem estragar a pintura

Se quiser tentar utilizar, é preciso cuspir em um potinho e utilizar cotonetes ou pequenas bolinhas de algodão para passá-la no quadro. Basta umedecer um pouquinho o cotonete e ir passando levemente na madeira e na pintura. Você vai reparar que o cotonete vai ficar escuro de sujeira.

Recomendações caso vá utilizar o método da saliva:

  • Não coma ou beba nada pelo menos 30 minutos antes de utilizar a saliva;
  • Teste em um canto da pintura antes de aplicar nela toda, repare se está estragando a pintura ou não;
  • Este método demora muito, portanto é preciso ter paciência e ter certeza que vai ter paciência para terminá-lo;
  • Não use panos ou esponjas pois podem destruir a pintura;
  • Não é recomendado utilizar miolo de pão nem qualquer outro alimento para puxar a sujeira da superfície, pois os alimentos deixam resíduos na pintura e com o tempo poderão destruí-la.

Se ficar com receio o melhor é levar em uma pessoa profissional para realizar a limpeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.