Como limpar sacolas reutilizáveis de mercado

Como limpar sacolas de mercado reutilizáveis? As sacolas reutilizáveis são ótimas para o meio ambiente, pois você evita o consumo das malditas sacolas plásticas. Mas nem todo mundo lava essas sacolas com a frequência que deveriam ser lavadas. A verdade é que ela pode abrigar os mais diversos germes e bactérias, inclusive a E.coli, que causa intoxicação alimentar. Tanto que pessoas imunossuprimidas ou doentes devem evitar seu uso, dando preferência para sacola plástica descartável.

Dicas para limpar sacolas reutilizáveis de mercado

Antes de começar, é importante saber que essas sacolas precisam ser lavadas após cada utilização! Parece muito, mas não é. Se você não quer que acumule germes, bactérias ou vírus, essa é a maneira ideal para evitar pegar qualquer tipo de doença que pode ser passada através da sacola.

A maneira de lavar cada sacola vai depender do produto que ela é confeccionada. No Brasil a maioria é feita de ráfia (fibra têxtil da palmeira), de propileno (plástico) que imita a fibra da ráfia, de algodão, de nylon e sacolas térmicas.

Sacolas de ráfia devem ser lavadas à mão, não coloque na máquina pois pode estragar. Esfregue detergente de louça ou sabão de roupa. Pendure para secar.

Sacolas de algodão normalmente podem ser lavadas na máquina de lavar roupa com sabão de roupa e água quente. Você pode pendurar para secar ou secar na secadora.

Sacolas de polipropileno (plástico) podem ser lavadas à mão com água e sabão de roupa ou detergente de louça. Esfregue bem para remover toda sujeira, se tiver escovinha pode utilizar esfregando delicadamente. Depois enxágue e pendura para secar. Algumas dessas sacolas podem ser colocadas na máquina de lavar roupa, mas verifique os símbolos que estiverem impressos nela, para ter certeza.

Como limpar sacolas reutilizáveis de mercado
Dicas para limpar sacolas reutilizáveis de mercado

Sacolas reutilizáveis de nylon devem ser lavadas à mão com água morna e sabão de roupa ou detergente de louça. Você também pode esfregar delicadamente com escovinha, para ter certeza de tirar toda sujeira. Depois enxágue e pendura na corda para secar. Alguns tipos dessa bolsa podem ser secadas na secadora, verifique na etiqueta.

Sacolas térmicas reutilizáveis são as que mantêm a temperatura do alimento que você coloca dentro dela. Elas não podem ser colocadas na máquina de lavar roupa, senão estragam. Lave à mão com água morna e sabão de roupa ou detergente de louça. Esfregue delicadamente com escovinha de cerda macia e enxágue bem quando terminar. Depois coloque para secar na corda. Atenção! Quem não quiser lavar a sacola térmica para não molhar demais, pode utilizar lenço antissépticos.

Agora que você sabe como limpar sua sacola reutilizável, não deixe para lavar quando não tiver mais jeito. Evite correr risco de pegar alguma doença!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.