Como limpar tapetes adequadamente

Como limpar tapetes adequadamente? Preciso de algum produto especial? Tapetes que utilizamos dentro de casa, com o tempo vão ficando muito sujos acumulando sujeira. Não importa que você passe aspirador de tempos em tempos, depois de um tempo somente o aspirador não será suficiente. Mas não há necessidade de chamar limpeza profissional, você mesmo pode lavar o tapete em casa, desde que não seja grande demais e tenha paciência e disposição.

Caso o tapete seja muito grande, você poderá precisar de ajuda para virar o tapete e conseguir limpar dos dois lados.

Dicas para limpar tapetes

Você vai precisar de shampoo/detergente para carpetes. Mas atenção! Procure um produto que seja indicado para as fibras do seu carpete! Sempre teste em local escondido para ter certeza que não irá estragar tudo, esfregue um pedacinho e deixe algumas horas. Depois enxágue e veja se saiu a cor ou se estragou as fibras, se não ocorreu nada pode utilizar.

Antes de começar a limpeza, é importante que você escolha um dia com bastante sol, de preferência no verão, para que o tapete possa secar adequadamente. Se puder faça a limpeza em local aberto, onde possa criar um varal forte de cordas para pendurar o tapete. Tem que ser forte pois o tapete fica muito pesado quando molhar. Se você não tiver como fazer varal, pode utilizar dois bancos para apoiar o tapete pendurado.

Comece passando o aspirador por todo lado das fibras de tecido do tapete, depois passe do outro lado também.

Levante o tapete e apoie nos bancos ou na corda que você tenha criado, deixando o lado dos tecidos para cima (se for em bancos). Utilize o cabo da vassoura ou outro cabo que tiver e dê batidas firmes no tapete (não precisa ser muito forte), você irá reparar que vai sair muita poeira, mesmo que tenha passado o aspirador. Bata até ver que não está saindo mais nuvem de poeira.

Agora utilize o shampoo de tapetes que você comprou. Enxágue bem o tapete, se o local puder utilize mangueira de jardim. Você pode molhar bastante, pois ficará melhor para aplicar o shampoo. Utilize uma escova com cabo resistente e aplique o shampoo esfregando as fibras do tapete. Você precisará esfregar bem e fazer bastante espuma, pois a espuma que irá remover manchas que estejam incrustadas. Deixe o produto em cima do tapete pelo tempo recomendado no rótulo, é importante seguir o recomendado pelo fabricante.

Como limpar tapetes adequadamente
Como limpar tapetes adequadamente

Depois que passar o tempo do shampoo, enxágue o tapete jogando bastante água. Você não deve deixar nenhum shampoo no tapete, por isso é tão importanto o uso de bastante água.

Em seguida torça o tapete o máximo que puder, utilize um rodo para empurrar e ajudar na remoção da água. Essa torção das fibras deve ser realizada para remover o excesso de água. Mesmo após passar o rodo, ele continuará molhado e vai levar alguns dias para secar por completo. Não coloque dentro de casa até ter certeza que secou completamente, senão poderá dar “cheiro de cachorro molhado”. Verifique apertando o tapete com força. Quando o tapete estiver seco você não sentirá água nos dedos e as fibras estarão um pouco duras.

Depois que colocar o tapete no lugar, passe o aspirador de pó para levantar as fibras que estarão achatadas devido à água utilizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.