Como tirar mancha de graxa do carpete

Precisado saber como tirar mancha de graxa do carpete? Sujou o carpete de graxa e não tem nem idéia do que fazer? Neste post trazemos algumas dicas que podem ajudar na hora que for limpar.

Lembre-se de sempre testar os produtos em uma parte escondida do carpete, para ter certeza que não estragará ele todo!

Como tirar mancha de graxa do carpete

É importante tentar remover logo que acontecer o acidente, pois quanto mais tempo você deixar pior será.

Comece colocando bicarbonato de sódio em cima da mancha de graxa (não esfregue, para não espalhar). Deixe agir por alguns minutos para o bicarbonato absorver o máximo de graxa possível. Passe aspirador para tirar o bicarbonato, cuidado para não espalhar a mancha com o aspirador. Se ainda tiver graxa, repita o processo várias vezes.

Detergente com água

Quando tiver saído o excesso de graxa, pingue umas gotinhas de detergente e água em cima do local e vá dando tapinhas com pano delicadamente em cima. Passe uma parte do pano, depois troque para o outro, para a graxa sair do carpete para o pano. Repita o processo de passar um pouquinho de detergente com água, depois parte seca do pano, até ver que não está saindo mais nada ou que a mancha sumiu. Se precisar pegue outro pano limpo, esfregue a mancha até ver que não está mais saindo graxa para o pano.

Para tirar o detergente, passe um pano limpo (ou toalha) somente com água, se você estiver vendo cores diferentes no carpete, é porque o sabão ainda não saiu. Continue passando pano com água até remover completamente o sabão. Não encharque demais! No final coloque papel toalha para absorver o excesso de água e deixe secar.

Como tirar mancha de graxa do carpete
Como tirar mancha de graxa do carpete

Cuidado, se seu carpete for branco (ou de alguma cor clara) essa dica não funcionará, o melhor é chamar uma empresa especializada em limpeza de carpete!

Manteiga e terebentina

Outra dica muito comentada na internet é primeiro cobrir a macha de graxa com um pouco de manteiga ou margarina vegetal. Deixe agir por alguns minutos para amolecer a graxa. Umedeça o local com terebentina e raspe com uma faca aquecida (usando o lado cego para não cortar o carpete), até tirar o excesso de manteiga e graxa. Para terminar molhe mais uma vez com terebentina e esfregue com cuidado até secar.

Benzina para tirar graxa do carpete

Mais uma dica. Aplique benzina ou éter em cima da graxa. Depois é só polvilhar talco em cima e lavar com água e sabão. No final remova todo sabão passando pano umedecido com água, tentando não encharcar demais. Coloque papel toalha para absorver e deixe secar.

Se preferir você pode usar Vanish próprio para carpete, mas é preciso seguir corretamente as instruções do rótulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.