Como tirar mancha de livros

Como tirar mancha de livros? Seus livros mancharam e você não sabe o que fazer? Trazemos algumas dicas que podem ajudar na hora que for limpar os livros.

Tome muito cuidado com os produtos que utilizar para limpar livro, dependendo do produto pode estragar de vez e pode queimar a mão! Essa técnicas não podem ser utilizadas em livros muito antigos, pois podem estragá-los.

Como tirar mancha de livros

Algumas folhas do livro estão manchadas? Então prepare um banho de alúmen muito fraco e coloque as folhas dentro (somente as folhas manchadas). Depois coloque para secar utilizando mata-borrão, para a folha permanecer esticada.

Se for mancha de suco no livro ou mancha de lama, tente remover passando somente uma esponja umedecida em água, dando tapinhas para não espalhar e não encharque demais!!

Depois seque com papel toalha. Se a mancha não sair, use um pouco de creme tártaro. Tente não molhar muito para não estragar. Veja como secar no final do post.

Mancha de café em livro

Se caiu café em algumas folhas do livro, tente limpar o mais rapidamente possível para o café não secar e grudar as folhas uma na outra. Se a mancha for antiga também dá para remover e as folhas ficarem em condições melhores.

Em uma bacia faça uma mistura de 178 mL de vinagre branco com 60 mL de água e misture. Coloque as folhas manchadas dentro da mistura o suficiente para enxarcá-las, mas não muito tempo para o vinagre não penetrar demais na folha. Tome cuidado para não molhar outras partes do livro!

Como tirar mancha de livros
Como tirar mancha de livros

Remova o livro da mistura de vinagre e coloque-o em cima de uma toalha seca. Coloque papel toalha atrás e na frente das folhas, e dê uns tapinhas (sem esfregar) com os papéis toalha e a folha no meio. Continue a fazer isso até perceber que o papel toalha não está mais absorvendo.

Água sanitária com água

Se a mancha de café não tiver saído com o vinagre, prepare uma outra solução de 80 mL de água sanitária com 160 mL de água. Cuidado com a água sanitária, pois ela pode escurecer as folhas.

Passe um pouquinho dessa mistura em uma escovinha e esfregue gentilmente o local (cuidado para não rasgar o papel, se preferir utilize um papel toalha em vez de escovinha). Use papel toalha para secar dando tapinhas no local.

Para secar as folhas

Para secar o papel utilize ferro de passar. Coloque papéis secos na frente e atrás da folha. Passe o ferro na temperatura média, tomando cuidado para não deixar tempo demais e queimar as folhas. Isso vai secá-las.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.