Como tirar mancha de meleca da roupa

Como tirar mancha de meleca da roupa? Estava gripado/a com nariz escorrendo e acabou caindo meleca/muco na roupa? Agora a mancha amarelada não quer sair? Neste post trazemos algumas dicas de quais produtos utilizar para limpar roupa manchada de meleca escorrida.

Tenha cuidado com os produtos utilizados, sempre teste para ter certeza que não estragará o tecido por completo. Além disso, nunca mistura amônia com água sanitária, o gás liberado é tóxico e poderá fazer mal para sua saúde.

Dicas para tirar mancha de meleca da roupa

Se a meleca/muco do nariz, já tiver endurecido, passe a parte cega da faca ou uma colher para remover o excesso.

Depois coloque a roupa de molho em 1 litro de água em temperatura morna (mais para temperatura ambiente do que para quente), misturada com meia colher de chá de detergente de louça e uma colher de sopa de amônia. Deixe a roupa de molho por 15 minutos.

Esfregue delicadamente por trás da mancha de meleca, para soltá-la do tecido.

Coloque novamente de molho na mesma solução de água, detergente e amônia, por mais 15 minutos. Enxágue bem.

Como tirar mancha de meleca da roupa
Dicas para tirar mancha de meleca da roupa

Se a mancha amarelada de meleca não sumiu, talvez seja necessário utilizar detergente enzimático para lavar roupas, pois é um tipo de detergente que remove manchas de proteína com mais facilidade. Deixe a roupa de molho neste detergente com água, por 30 minutos. Se a mancha for muito antiga, deixe por algumas horas.

Se mesmo depois do detergente enzimático a mancha não sumir, pode ser necessário lavar utilizando alvejante. Utilize alvejante clorado se for seguro para a roupa. Em caso de roupa colorida, utilize alvejante a base de água-oxigenada, que não costuma manchar estes tipos de roupa.

Deixe um comentário