Como tirar mancha de produtos lácteos da roupa

Como tirar mancha de produtos lácteos da roupa? Os laticínios ou produtos lácteos são leite, iogurte, creme, manteiga, queijo e outros produtos derivaods do leite. Se você sem querer sujou alguma roupa com um desses produtos, a seguir trazemos algumas dicas que poderão ser úteis quando for tentar remover a mancha feia da roupa.

Lembrando sempre de testar os produtos em local escondido da roupa, para ter certeza que não estragará ela de vez!

Dicas para tirar mancha de produtos lácteos da roupa

A maneira mais prática de remover manchas de laticínios em roupas é utilizando um produto para lavagem que contenha enzimas. O detergente líquido enzimático é muito utilizado na limpeza de tecidos de hospital, pois ele contém enzimas, surfactantes, solubilizantes e alcoóis, que ajudam a decompor material orgânico como sangue, secreções, gordura, alimentos e outros resíduos dos tecidos. Ele não é desinfetante, serve para limpar e não desinfetar. Esse detergente consegue quebrar cadeias complexas de proteínas, removendo a sujeira do tecido sem danificá-lo.

Esses detergentes não são muito fáceis de encontrar, normalmente são vendidos em lojas de produtos odontológicos ou hospitalar. A Amazon às vezes tem disponível à venda, mas não é sempre. Caso não esteja encontrando, verifique pelo Google buscando “Detergente enzimático” sem as aspas.

Coloque um pouco do detergente enzimático em cima da mancha de produto lácteo e deixe agir pelo tempo indicado no rótulo. Se preferir deixe de molho em bacia colocando a quantidade de água e produto recomendada na embalagem. Normalmente são necessários 30 minutos para a mancha sumir, mas se a mancha for muito antiga, poderá ser necessário algumas horas de molho.

Quando a mancha tiver sumido pode lavar normalmente na máquina de lavar.

Dicas para tirar mancha de produtos lácteos da roupa
Dicas para tirar mancha de produtos lácteos da roupa

Quem não conseguir comprar o detergente enzimático, utilize sabão líquido próprio para lavagem de roupas. Primeiro deixe a roupa de molho na água fria por 10 minutos, para encharcar a mancha. Não coloque na água quente nem morna, pois isso irá fixar a mancha de leite.

Depois aplique o sabão liquido de roupa na área manchada e deixe de molho por, pelo menos, 30 minutos. A cada 5 minutos dê uma esfregada delicadamente no local manchado por alguns segundos, para impregnar bem o sabão. Quando terminar enxágue com bastante água e veja se sumiu. Se não sumiu, aplique um removedor de mancha tipo Vanish (tem versão para roupa branca ou colorida), deixando o produto em cima do local pelo tempo recomendado. Se necessário repita o processo de deixar de molho no sabão novamente e enxágue bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.