Como tirar mancha de sangue do couro

Como tirar mancha de sangue do couro? Sujou o casaco de couro de sangue e não tem nem idéia de como limpar? Ou sem querer se cortou próximo à sua mochila de couro e não sabe o que fazer? Daremos algumas dicas que poderão ser úteis quando for lavar.

Lembre-se sempre de testar os produtos em locais escondidos do couro para ter certeza que não estragará ele todo!

Como tirar mancha recente de sangue do couro

Tente remover o sangue o mais rápido possível e nunca utilize água quente pois o calor pode tornar a mancha permanente!

Se a mancha for recente pode ser que ela saia com água e detergente neutro. Para isso coloque água (temperatura ambiente) em uma bacia e coloque umas três gotas de detergente líquido neutro. Mexa para fazer espuma.

Mergulhe uma esponja na solução (se não tiver esponja pode ser pano), não deixe encharcar demais para não ficar pingando.

Esfregue suavemente o local da mancha de sangue, tomando cuidado para não espalhar o sangue para o resto do couro. Repita o processo mergulhando a esponja na solução, espremendo para sair excesso de líquido e passando no couro, até remover completamente o sangue.

Como tirar mancha de sangue do couro
Como tirar mancha de sangue do couro

Seque com um pano limpo. Por último aplique condicionador de couro no local onde estava a mancha (tem que estar seco), o condicionador não deixa o couro ressecar e rachar.

Mancha seca de sangue

Se a mancha de sangue secou e você não estiver conseguindo remover a mancha só com sabão e água, talvez seja preciso passar água oxidenada. Mas faça o teste antes em alguma parte escondida do couro! Para ver se a água oxigenada não vai marcá-lo permanentemente.

Coloque algumas gotas de água oxigenada em um pano seco, até ele ficar encharcado. Dê tapinhas com o pano na área escondida para ver se vai acontecer alguma coisa. Espere dar bolhinhas, quando começar a dar bolhinhas seque o local com pano seco. Aguarde uns 5 minutos para ter certeza que não vai descolorir nem rachar.

Se nada acontecer depois disso, você pode usar a água oxigenada para remover o sangue. Repita o processo encharcando um pano com água oxigenada e dando tapinhas na mancha de sangue com esse pano. Deixe dar bolhinhas, assim que formar as bolhinhas pode remover com um pano limpo. Quando a mancha de sangue tiver sumido, limpe o local com pano umedecido em água. Seque com pano limpo ou papel toalha. Aplique condicionador de couro no local.

Se sua roupa de couro sofreu reação com a água oxigenada, não utilize o método acima. Leve para uma lavanderia para ser lavada por profissionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.