Como tirar mancha de suco de uva do carpete

Como tirar mancha de suco de uva do carpete? Deixou cair suco de uva no carpete e não tem idéia de como começar a limpar? Neste post trazemos algumas dicas que poderão ajudar na hora que for limpar o carpete manchado de roxo.

Atenção! Sempre teste qualquer produto utilizado, em local escondido do carpete, para ter certeza que não estragará ele todo! Tenha cuidado ao misturar produtos de limpeza, algumas misturas como água sanitária e amônia, libera gás tóxico.

Dicas para tirar mancha de suco de uva do carpete

Comece a limpar o mais rápido possível, colocando um papel toalha em cima do local onde caiu o suco e deixe-o absorver. Quanto mais rápido limpar, maior a chance de conseguir remover. Se necessário, vá passando vários papéis toalha dando tapinhas em cima, para ajudar a absorver o máximo possível. Faça movimentos de for para dentro da mancha, assim não espalha o suco em uma área maior.

Corte um limão ao meio e esprema bastante suco do limão bem em cima da mancha de suco de uva. Vá fazendo pressão com um pano branco limpo em cima do local, para impregnar bem o limão nas fibras e o suco de uva sair no pano. Aplique mais um pouco de suco, espremendo o limão e passe uma escovinha de dente de cerdas macias junto com o pano.

Caso a mancha tenha sumido, passe apenas pano umedecido com água e depois pano seco e deixe secar. Se necessário coloque papel toalha para ajudar absorver o líquido.

Se a mancha não sumir apenas com o limão, derrame um pouco de vinagre diretamente na mancha. Aperte o pano em cima do local manchado, sempre fazendo movimentos de fora para dentro e sem esfregar, apertando. Aplique mais um pouco de vinagre, e passe o pano limpo seco dando apertadinhas. Caso a mancha tenha sumido, passe apenas pano levemente umedecido com água e depois pano seco e deixe secar. Se necessário coloque papel toalha para ajudar absorver o líquido.

Dicas para tirar mancha de suco de uva do carpete
Dicas para tirar mancha de suco de uva do carpete

Club soda para remover suco de uva

Se a mancha não sumiu, você pode tentar passar club soda. No Brasil não é muito fácil de encontrar, mas esta bebida costuma ter bicarbonato de sódio, cloreto de sódio, fosfato de sódio ou citrato de sódio em sua composição. Não é a mesma coisa que a água com gás. Esses compostos ajudam a remover a mancha. Umedeça o pano limpo no club soda e jogue um pouco em cima da mancha, pressione o pano em cima do local, repetindo a pressão alterando a parte do pano limpo.

Se ainda estiver vendo a mancha no carpete, jogue uma boa quantidade de sal em cima da mancha. Depois aspire com o aspirador.

Detergente com água morna

Se nada das dicas acima der certo, você pode misturar uma colher de sopa de detergente líquido de louça com 480 mL de água morna. Umedeça um pano limpo branco e passe no local, dando apertadinhas, para impregnar o local manchado de uva. Depois dê apertadinhas com parte seca do pano. Repita mais umas duas vezes ou quanto achar necessário, até ver que a mancha sumiu ou que não está saindo mais nada no pano.

Caso a mancha tenha desaparecido, passe pano umedecido apenas com água, para remover todo detergente. Não deixe sabão nas fibras, senão elas ficarão endurecidas. Seque bem com papel toalha.

Se a mancha não sair com o detergente, misture uma colha de sopa de amônia com 480 mL de água morna. Umedeça um pano e passe em cima da mancha, dando apertadinhas. Depois dê apertadinhas com parte seca do pano. Repita até ver que a mancha sumiu. No final passe apenas pano umedecido com água e seque com papel toalha. Deixe secar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.