Como tirar mancha de tinta do carpete

Como tirar mancha de tinta do carpete? Sua casa está em obra e acabou manchando o carpete de tinta? A seguir daremos algumas dicas de como limpar manchas de tinta presas no carpete.

Lembre-se sempre de testar os produtos em alguma parte escondida do carpete, para ter certeza que não estragará ele todo.

Como tirar mancha de tinta do carpete

É muito importante tentar remover a mancha assim que ocorrer para não ficar mais difícil de tirar. Se foi muita tinta remova o excesso com colher ou uma espátula.

Comece umedecendo bem um pano com querosene e coloque bem em cima do local manchado. Faça pressão com a mão mesmo, não esfregue para não piorar a mancha nem use água. A mancha vai passar do carpete para o pano.

Se quiser repita, umedeça outra parte do pano com querosene, coloque em cima do local e pressione, remova e verifique.

Como tirar mancha de tinta do carpete
Como tirar mancha de tinta do carpete

Quando parar de sair tinta no pano ou quando a mancha sumir, misture metade de vinagre e metade de água em um pote. Passe pano umedecido nesta mistura dando tapinhas até remover todo querosene.

Não deixe querosene no carpete pois pode estragar o tecido!

Terebentina para tirar mancha de tinta

Se não sair, passe essência de terebentina (diluente ideal para tintas de pintura à óleo).

Leite quente e suco de limão

Outra dica é colocar um mata-borrão grosso embaixo da mancha e, em seguida, esfregar leite bem quente. Se a mancha não sair, adicione um pouco de suco de limão no leite e esfregue novamente, sem deixar a mancha se espalhar para os lados.

Thinner e solvente para limpeza a seco

Outra dica é passar um pano umedecido com thinner, cuidado para não espalhar a tinta. Depois passe um solvente para limpeza a seco. Enxugue com pano ou papel absorvente. Não use alvejante, ele não é aconselhado para essa finalidade.

Veja como usar borax na limpeza da casa.

Vaporizador na tinta dura

Se for mancha de tinta a óleo e estiver endurecida será preciso usar um vaporizador para amolecer a tinta. Aplique o vapor bem em cima da mancha e vá removendo com agulha ou palito para ajudar a soltar sem estragar as fibras. Se necessário realize o processo do querosene explicado no início.

Quando terminar de passar produtos líquidos é muito importante colocar o papel toalha em cima do local para absorver todo líquido. Troque o papel se necessário. Se tiver aspirador de água passe em cima. Quanto mais remover o líquido melhor. Depois deixe secar ao natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.