Como tirar mancha de xarope do carpete

Como tirar mancha de xarope do carpete? Foi dar remédio de tosse para criança e acabou caindo um pouco no carpete limpinho? Não tem idéia do que fazer? A seguir trazemos algumas dicas que poderão ajudar na hora que for limpar o carpete manchado.

Tenha sempre cuidado ao misturar produtos! Algumas misturas são perigosas e podem causar problemas de saúde. Além disso, sempre teste os produtos em local escondido, para ter certeza que não estragará o carpete permanentemente.

Dicas para tirar mancha de xarope do carpete

É importante tentar limpar a mancha assim que ocorrer, quanto mais rápido limpar, maior a chance da mancha sumir.

Xaropes normalmente são feitos com solução concentrada de açúcar, sacarose. Existem algumas variedades sem açúcar para pessoas que não podem ingerir açúcar, neste caso são feitos com gomas e derivados celulósicos ou derivados carboxivinílicos. Esses derivados são gel, parecidos com um óleo.

Comece removendo o excesso de xarope, se necessário use uma colher tentando não espalhar o líquido. Pegue um papel toalha e coloca em cima, sem apertar, deixe ele absorver um pouco e tire.

Jogue bicarbonato de sódio em cima do local manchado. Se não tiver pode substituir por amido de milho ou outro produto que seja absorvente de gordura. Deixe em cima do local por 15 minutos. Depois que terminar passe o aspirador de pó e remova o máximo.

Misture 470 mL de água morna com uma colher de sopa de detergente de cozinha e uma colher de sopa de vinagre branco. Umedeça parte de um pano limpo nesta solução e passe em cima da mancha dando tapinhas. Se tiver escovinha, dê tapinhas com as cerdas da escovinha para espalhar a solução no óleo do remédio. Passe papel toalha em cima, veja se vai sair sujeira no papel. Se sair repita colocando mais solução e dando tapinhas com pano ou cerdas da escovinha, depois papel toalha.

Dicas para tirar mancha de xarope do carpete
Dicas para tirar mancha de xarope do carpete

Quando não sair mais mancha ou se a mancha tiver sumido, passe pano umedecido apenas com água para remover o detergente. Não deixe sabão no carpete, pois ele deixa o tecido duro.

Depois coloque vários papéis toalhas em cima e coloque algo pesado em cima do papel toalha, para absorver o líquido. Se o papel toalha ficar muito encharcado depois de um tempo, troque e mantenha o peso em cima.

Se a mancha não saiu, aplique pano umedecido com álcool, dando tapinhas em cima da mancha. Depois passe pano umedecido apenas com água para remover o álcool.

Se nem com álcool a mancha saiu, poderá ser necessário usar água oxigenada 3%. Umedeça o local com a água oxigenada (teste para ter certeza que não vai tirar a cor). Deixe por uma hora. Depois dê tapinhas com pano limpo. Aplique mais água oxigenada e deixe. Depois dê tapinhas novamente. Não é preciso enxaguar, porque a água oxigenada vira água em contato com a luz. Coloque papel toalha em cima do local e um peso em cima para forçar absorção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.