Como tirar manchas com creme de tártaro

Como tirar manchas com creme de tártaro? O creme de tártaro, também conhecido como bitartarato de potássio ou cremor de tártaro, é um pó branco sem sabor, subproduto da produção de vinho, muito usado no preparo de doces que levam clara batida como o merengue. Para quem não sabe ele também é muito usado para limpar utensílios manchados e remover manchas.

A seguir daremos algumas dicas de como usar o creme de tártaro para limpar várias coisas diferentes pela casa. 

Atenção! Lembre-se sempre de testar os produtos em locais escondidos para ter certeza que não estragará mais ainda o que estiver tentando limpar!!

Como tirar manchas com creme de tártaro

Ferrugem

Você pode usar o creme de tártaro para remover manchas de ferrugem. Neste caso misture uma colher de sopa de cremor de tártaro com quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Vá adicionando um pouquinho de água oxigenada de cada vez até formar uma pasta.

Esfregue a pasta na mancha e deixe em cima por 30 minutos. Depois limpe com esponja umedecida com água.

Banheira e azulejos

Ele também é usado para limpar banheira e azulejos. Misture algumas colheres de sopa de creme de tártaro com algumas gotas de água oxigenada até formar uma pasta. Esfregue esta pasta nos locais manchados da banheiro, do box ou dos azulejoas do banheiro. Depois é só remover o produto com pano umedecido em água.

Aço inox

É possível limpar pia de aço inox. Misture 240 mL de vinagre destilado com quatro colheres de sopa de creme de tártaro. Misture dentro de um copo de vidro ou plástico, não use utensílio de metal. Esfregue na pia de aço inox com esta pasta e depois enxágue com água morna.

Como tirar manchas com creme de tártaro
Como tirar manchas com creme de tártaro

Porcelana

Ele pode ser usado para restaurar aparelho de jantar de porcelana branco riscado cinza por causa do contato com garfo e faca. Misture um pouco de creme de tártaro com água para formar uma pasta. Esfregue a pasta nas louças usando uma esponja macia ou pano limpo, depois enxágue com água morna. Se necessário repita o processo de esfregar a pasta e enxaguar até ver que as marcas sumiram.

Panelas de alumínio

O creme também consegue limpar panelas e vasilhas de alumínio. Misture um litro de água com duas colheres de sopa de creme de tártaro dentro da panela ou vasilha. Coloque para ferver e aguarde 10 minutos, isso deve ser suficiente para deixar a panela brilhando por dentro. Para deixar brilhando do lado de fora, jogue creme de tártaro em uma esponja umedecida e esfregue.

Limpar cobre com creme de tártaro

É possível dar brilho no cobre fazendo uma pasta com creme de tártaro e suco de limão. Aplique a pasta com uma esponja macia umedecida ou pano umedecido, depois enxágue com água morna. Dê o brilho com um pano macio limpo e seco.

Tirar mancha em carpete, roupas e outros com creme de tártaro

Ele também remove manchas no carpete (fazendo uma pasta de creme com suco de limão), em roupas (fazendo pasta com o creme, suco de limão e água), em volta da gola da roupa (basta jogar o pó em cima da mancha e esfregar, depois lavar normalmente) e mancha de tinta (também com pasta do creme com suco de limão).

O creme de tártaro pode ser utilizado para diversas outras remoções de mancha fazendo uma pasta com ele em quantidades iguais de creme e líquido, se achar que a pasta está muito grossa adicione mais líquido, se estiver fina adicione mais pó.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.