Como tirar manchas de papel

Deixou cair café em alguma folha de papel importante e não sabe como limpar? Confira algumas dicas de como tirar manchas de papel que poderão ajudar na hora que você for tentar remover.

Tome cuidado com os produtos que utilizar para não estragar de vez o papel e não machucar a mão! Tente remover assim que o acidente acontecer.

Como tirar mancha de óleo do papel

Se for mancha de óleo no papel, passe um papel toalha para absorver o excesso. Prenda a folha em um mata-borrão ou coloque-a no meio de duas folhas de papel limpas. Depois esquente o ferro de passar e passe-o na outra folha que está por cima (não deixe muito tempo em cima para não queimar!). A folha tem que estar bem esticada, se ficar com amassado a mancha não sai.

Para limpar mancha de óleo pode usar também fubá. Coloque fubá em cima da mancha e deixe agir por 30 minutos, depois remova-o. Agora cubra a mancha com talco, deixe 10 minutos e remova. Repita o talco quantas vezes necessário, até não sair mais óleo no talco. Com um pano limpo e seco remova qualquer resquício de talco e fubá.

Como tirar manchas de papel
Como tirar manchas de papel

Mancha de sangue

Se for mancha de sangue no papel o melhor é tentar remover o mais rápido possível! Não deixe secar senão fica marrom. Passe um algodão com um pouquinho de água fria e vá dando tapinhas na mancha de sangue, sem esfregar, para umedecer e diluir lentamente, não deixe ficar molhado demais!

Depois passe o algodão seco para absorver o sangue. Nunca utilize água morna ou quente, pois ela faz a mancha ficar permanente!

Manchas de lama de papel

Se for mancha de lama no papel umedeça um pedaço de pano ou uma esponja e aplique em cima da mancha, dando tapinhas sem esfregar, não encharque muito!

Se o papel for áspero e absorvente, passe um pouquinho de detergente líquido.

Caso fique uma mancha escura passe um pouquinho de creme tártaro (bitartarato de potássio) e dê tapinhas em cima com uma esponja até a mancha sair.

Manchas de tinta de papel

Se for mancha de tinta no papel, limpe assim que sujar, para não endurecer. Passe um papel toalha seco para absorver a tinta. Se estiver difícil de sair, passe um pouquinho de acetona diretamente no local, tem que ser pouquinho mesmo. A acetona dissolve vários tipos de tintas. Depois passe um algodão ou cotonete para absorver a tinta umidecida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.