Como tirar manchas do Teflon

Como tirar manchas do Teflon? Panelas com Teflon são um tipo de panela muito popular na cozinha pois não gruda os alimentos. Mas nem sempre são fáceis de limpar, principalmente por que o Teflon pode ser removido no processo. As panelas vão ficando tão feias que acabamos jogando fora. Mas existem algumas maneiras de limpar que podem remover a mancha sem estragar.

Sempre teste os produtos em parte escondida do utensílio para ter certeza que não estragará ele todo!!!!

Dicas para tirar manchas do Teflon

Quando a pessoa utiliza temperaturas muito altas ou coloca pouco azeite ou manteiga na comida (qualquer produto anti-aderente), pode resultar em manchas desagradáveis. Além disso ele pode ficar com riscos se for esfregado de maneira incorreta, os riscos não tem como consertar.

A maneira mais conhecida de remover manchas de potes e panelas de Teflon é usando bicarbonato de sódio. Coloque a panela em fogo baixo, adicione duas colheres de chá de bicarbonato de sódio, 240 mL de vinagre, duas colher de chá de detergente e 480 mL de água.

Deixe aquecer até começar a criar bolhinhas, não deixe ferver!

Retire do fogo e derrame a mistura na pia. Isso deve remover a mancha do Teflon e o mau cheiro.

Como tirar manchas do Teflon
Como tirar manchas do Teflon

Com o lado macio da esponja (que não arranha), esfregue delicadamente o local para remover qualquer resíduo. Depois lave normalmente como costuma lavar, a panela deverá estar brilhando novamente.

Limpar tabuleiros de teflon

Tabuleiros de teflon também podem ficar com manchas muito ruins, o indicado é utilizar papel manteiga sempre que possível. Para limpá-lo coloque dentro de uma panela em fogo baixo, três colheres de chá de bicarbonato de sódio, 480 mL vinagre branco, uma colher de chá de suco de limão, uma colher de chá de detergente e 700 mL de água. Deixe aquecer até fomar bolhinhas.

Enquanto isso coloque o tabuleiro dentro da pia. Quando a mistura da panela formar bolhas, tire do fogo e derrame no tabuleiro (cuidado para não se queimar!). Deixe a mistura dentro do tabuleiro por 30 minutos ou até a água ficar morna.

Com a parte macia da esponja (que não arranha), esfregue delicadamente o local manchado, a mancha deverá sair facilmente. Quando a mancha sumir lave o tabuleiro com água e detergente, depois seque com papel toalha.

Lembre-se que não é aconselhável utilizar produtos abrasivos no Teflon, o bicarbonato é um produto semi-abrasivo. Quando utilizar estes produtos tome muito cuidado para não arranhar e sempre esfregue delicadamente, para não soltar o Teflon. Uma vez solto, não tem mais volta, irá soltar tudo.

2 Comentários


  1. Olá, tentei fazer o procedimento do teflon nas minhas frigideiras e não deu certo… Não saíram… Segui exatamente a ideia

    Responder

    1. Olá Henrique, eram manchas muito antigas? Se forem muito antigas ficam pior de sair. O ideal é limpar assim que manchar, uma dica é lavar sempre com água quente misturada com sabão, assim evita que as manchas apareçam. Não existem muitas soluções, o único jeito é cuidar para as manchas não ocorrerem.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.