Como tirar manchas estranhas da roupa

Como tirar manchas estranhas da roupa? A roupa está com uma mancha esquisita que não sabe o que ocasionou e não tem idéia de como limpar? Trazemos algumas dicas que poderão ajudar quando você for tentar lavar.

Lembre-se sempre de testar os produtos em parte escondida da roupa para ter certeza que não estragará ela toda!

Dicas importantes antes de lavar

É muito importante limpar o mais rápido possível, quanto mais demorar pior será para limpar. Também é preciso que você tente remover a mancha antes de colocar na máquina. Se você já lavou a roupa e secou na secadora, não adianta, a mancha não sai mais.

Quando não sabe o que causou a mancha primeiro verifique o cheiro, cor e onde está localizada a mancha. Normalmente mancha de comida ficam na parte da frente. Manchas de transpiração costumam ficar no colarinho ou nas axilas. Mancha de graxa normalmente ficam nas calças ou saias compridas que encostam nos carros.

As mancha na cor de ferrugem pode ser café, limão, chá, açúcar caramelizado ou até produtos cosméticos, que deixar as cores com aspecto enferrujado. Giz de cera, formula de bebê também deixam manchas escuras. Se tiver coisa grudenta presa provavelmente você vai precisar usar solvente para limpeza a seco.

Como tirar manchas estranhas da roupa
Como tirar manchas estranhas da roupa

Procedimento para tirar manchas estranhas da roupa

Comece usando o método que menos agredirá a roupa por que você não sabe do que se trata.

Se a roupa puder ficar de molho coloque ela submersa na água fria por 20 minutos. Passe detergente líquido em cima da mancha, deixe agir por 30 minutos. Enxágue a roupa. Lave na máquina usando ciclo normal com água quente ou morna. Se a roupa for de seda ou lã deixe de molho na água morna e não agite demais, senão estraga. Deixe secar. Verifique se sumiu.

Se não sumiu tente deixar a roupa de molho no detergente enzimático durante a noite. Em seguida lave.

Se a dica anterior não adiantou, passe solvente para limpeza a seco dando batidinhas na mancha com pano umedecido. Deixe 20 minutos e enxágue bem.

Caso a mancha não tenha sumido passe sabão líquido e água morna ou quente (se permitido pela etiqueta), enxágue e deixe secar.

Acha que é mancha de ferrugem? Passe produto próprio para remover ferrugem antes de lavar com alvejante. Se a mancha persistir, use um spray para pré-lavagem e alvejante para todo tipo de roupa.

Se o alvejante não funcionar e o tecido não descolorir ou for branco, pode usar alvejante clorado. Mas é preciso ter certeza de que não vai manchar! Misture partes iguais de alvejante clorado e água e aplique em cima da mancha.

Não use alvejante clorado na lã, seda, elastano ou tecidos que descolorem. Nestes casos use alvejante oxigenado bem em cima da mancha, mergulhe-a rapidamente na água quente e lave imediatamente.

Se nenhuma das dicas funcionar então não tem jeito, a mancha é permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.