Como tirar mau cheiro da máquina de lavar roupa

Como tirar mau cheiro da máquina de lavar roupa? Nunca pensou em limpar sua máquina de lavar roupa porque acha que ela não fica suja por dentro? Pois saiba que, assim como qualquer eletrodoméstico da sua casa, a máquina de lavar precisa de uma limpeza de tempos em tempos. Isso porque a sujeira das roupas pode se acumular em alguns locais em seu interior, correndo risco de propagar bactérias e fungos. É desses fungos que pode surgir o cheiro desagradável. A seguir trazemos algumas dicas para que você consiga limpar sua máquina e tirar cheiro ruim do interior.

Dicas para tirar mau cheiro da máquina de lavar roupa

A melhor forma de matar bactérias e fungos do interior da máquina de lavar é limpando com água quente e água sanitária. Faça o processo abaixo uma vez por mês, para evitar o mau cheiro.

Deixe a máquina sem nenhuma roupa dentro. Coloque 1 litro de água sanitária dentro do cesto (esta quantidade é para lavadoras que possuem porta superior). Selecione a programação de limpeza especificada no manual do seu produto e deixe no máximo nível de água. Se a máquina tiver opção de água quente, dê preferência para a água quente, ela mata melhor as bactérias.

Em algumas máquinas o ciclo de limpeza é o ciclo de roupa encardida ou roupa preta, em outros tem o escrito de ciclo para limpeza, autolimpeza ou ciclo puro. Por isso é importante verificar no seu manual, para não colocar o ciclo errado ou algum produto não recomendado!

Deixe ela funcionar normalmente até terminar o ciclo da lavagem.

Limpe a tampa da máquina com pano macio e umedecido com sabão neutro. Nunca passe limpa-vidros, pois eles podem estragar o material! Remova o sabão utilizando pano umedecido com água e no final passe pano seco.

A tampa superior deve ser limpa uma vez por semana, para não acumular sujeira.

Dicas para tirar mau cheiro da máquina de lavar roupa
Dicas para tirar mau cheiro da máquina de lavar roupa

Dicas extra para máquinas com porta frontal

Caso sua máquina tenha porta frontal, é preciso secar a borracha da porta com frequência para evitar mofos. Além disso sempre deixe a porta da máquina aberta por um tempo após a lavagem, pois ela acumula umidade devido à borracha de vedação da porta. Como ela é um tipo de máquina que utiliza menos água, não enche completamente como a lavadora de roupas com porta superior, nem sempre o mofo é lavado quando lavamos muita roupa.

A portinha da gaveta de detergente também deve ser deixada aberta por um tempo, para evitar mofo no local.

Nestes tipos de máquina de lavar existe o filtro de detritos. Este filtro precisa ser limpo cinco a seis vezes no ano, pois acumula sujeira para evitar entupimentos. Além disso pode causar odores.

Essas máquinas com porta frontal normalmente possuem o ciclo de limpeza, que não necessita de produtos químicos no processo. Leia atentamente o manual da sua máquina, para não estragar colocando alguma quantidade inadequada de produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.