Dicas para remover manchas de gordura

Precisando de dicas para remover manchas de gordura? Caiu gordura na roupa e não tem idéia do que fazer? Ou fez fritura e a parte superior toda do fogão ficou imunda? Sem querer deixou cair panela cheia de gordura no chão da garagem? Neste post trazemos algumas dicas de produtos que você pode utilizar na remoção de manchas de gordura.

Qualquer que seja o produto utilizado, a primeira coisa que você deve fazer é testar o produto em local escondido de onde deseja remover a mancha. Nunca aplique o produto sem testar! Pois alguns produtos podem estragar superfícies específicas.

Algumas dicas de produtos para remover manchas de gordura

Giz – caiu gordura em roupas ou toalhas? Se você tiver giz em casa, pode esfregar o giz em cima do local manchado. Deixe o giz absorver o óleo por alguns minutos, depois passe escovinha para retirar. Se necessário, repita esfregar o giz novamente. Quando ver que saiu, lave normalmente como costuma fazer.

Bicarbonato de sódio – manchas de gordura em fogão ou até nos azulejos na cozinha, podem ser removidas com bicarbonato de sódio. Molhe o local um pouco com água, e cubra tudo com um pouco de bicarbonato de sódio. Logo em seguida esfregue com esponja úmida ou toalha limpa. O bicarbonato de sódio é tão bom contra gordura, que pode ser misturado no detergente que você usa para lavar panelas e pratos. Ele irá remover a gordura mais facilmente.

Dicas para remover manchas de gordura, quais produtos usar?
Dicas para remover manchas de gordura, quais produtos usar?

Talco – o talco, não importa se for talco de bebê ou talco comum, pode ser utilizado na remoção de manchas de gordura de roupas e até carpetes. Jogue um pouco do talco em cima do local e esfregue bem e delicadamente com escovinha de cerdas macias ou esponja. Remova o excesso de pó, repita o processo se necessário. No caso do carpete, a dica é deixa o talco em cima da mancha por, pelo menos, seis horas, para que ele absorva toda gordura. Passe o aspirador para remover o talco. Se necessário repita.

Amido de milho – o amido de milho ou maizena, pode ser utilizado na remoção de manchas. Você pode aplicar em cima de manchas do carpete, tapete ou até das roupas. Basta jogar em cima do local, deixe descansar algumas horas. Depois aspire e a mancha deverá ter sumido.

Sal – o sal pode ajudar na remoção de manchas de gordura. Misture uma parte de sal pra quatro partes de álcool isopropílico, esfregue no carpete ou tapete manchado de gordura. Lembre-se de esfregar na direção do tecido.

Areia de gato – a areia de gato é ótima para quando deixa cair gordura no chão da varanda ou da garagem. Passe o jornal ou papel toalha para absorver o excesso de óleo. Em seguida jogue a areia de gato, espalhando sobre toda a mancha, se necessário use vassoura ou escova para espalhar bem. Deixe por, pelo menos, 24 horas. Depois passe vassoura para remover.

Club Soda – tipo de bebida considerada refrigerante, mas normalmente é feito de água gaseificada com algum tipo de sal. Pode ser utilizado para tirar gordura de panelas ainda quentes, basta jogar a bebida logo em seguida que preparar a comida. Não precisa esperar esfriar. Ela facilita na remoção da gordura.

Jornal – folhas de jornal podem ser utilizadas para remover manchas de gordura de pisos, pode ser o piso da varanda, pavimentos e outros. Espalhe as folhas em cima da mancha toda, depois molhe as folhas todas e coloque objeto pesado por cima. Depois que o papel secar, retire. A mancha deverá ter sumido.

Saco ou sacola de papel – os sacos de papel podem ser utilizados para remover manchas de gorduras em paredes brancas e outras superfícies. Basta dobrar o saco de papel e colocar em cima do local. Segure o papel e passe o ferro de passar quente em cima do papel. Isso vai fazer a gordura sair da parede para o papel. Repita se não sair de primeira, modificando a posição do papel. Mas tenha cuidado para não queimar a parede! É uma boa dica em superfícies que não dá para utilizar o jornal.

Fita adesiva transparente – pode ser utilizada em livros ou cadernos que você tenha deixado cair gordura. Aplique a fita por cima da mancha de gordura e por baixo. Assim a gordura não irá espalhar por todas as folhas.

Vinagre – o vinagre ajuda a limpar gordura de fogão, mesa ou azulejos da cozinha. Misture partes iguais de água e vinagre em um borrifador e borrife em cima do local. Depois passe pano para remover. Além de ajudar a tirar a gordura, ele neutraliza o cheiro forte de gordura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.