O que você nunca deve limpar com vinagre branco?

O que você nunca deve limpar com vinagre branco? O vinagre é, na maioria das vezes, um ótimo produto “limpa tudo”. Mas apesar de poder ser utilizado em várias limpezas, ele não faz milagres e pode estragar algumas coisas na sua casa. Neste post explicaremos quais locais e coisas você não deve passar o vinagre.

Coisas que você nunca deve limpar com vinagre branco

Granito e mármore – nunca passe vinagre em bancadas de mármore ou granito. O vinagre contém ácido, é abrasivo, e irá tirar todo o brilho da superfície, junto com a cor. Nestas superfícies o ideal é passar água morna com detergente.

Pisos de pedra – o ácido do vinagre também estraga essas pedras naturais, assim como o do limão. Existem sabões limpa pedras à venda, que são próprios para esse tipo de limpeza. Se não conseguir encontrar, limpe com detergente neutro e água morna.

O que você nunca deve limpar com vinagre branco
O que você nunca deve limpar com vinagre branco?

Móveis encerados – nunca passe vinagre em móveis encerados, você irá dissolver a cera e deixar a superfície do móvel embaçada. Utilize lustra-móveis ou outros produtos próprios para limpeza da madeira.

Pérolas – não limpe seu colar de pérolas com vinagre. As pérolas são feitas de mármore, calcário e carbonado de cálcio. O ácido do vinagre reage com o carbonato de cácio, fazendo ele dissolver. Ela perderá todo o brilho e ficará feia, opaca. Limpe com pano umedecido em água morna e detergente neutro.

Ovos quebrados – se deixou cair ovo em algum local, não passe o vinagre para limpar! Ele causa coagulação das enzimas proteicas do ovo, tornando a mancha de ovo praticamente permanente. Se cair no chão ou pia, limpe com detergente e água morna.

Piso de madeira encerado – algumas pessoas acham que seu piso de madeira fica mais bonito e brilhoso com vinagre, outras descobriram que o vinagre destruiu o acabamento do piso. Para não correr riscos, utilize produtos específicos para limpeza de chão de madeira. Caso não se importe e queira testar o vinagre, lembre-se de diluir na água e testar em local escondido, que fique atrás de um móvel. Assim você não tem surpresas desagradáveis depois.

Roupas com água sanitária – nunca coloque vinagre misturado com água sanitária, o gás liberado é tóxico e pode causar sufocamento.

Ferro de passar – com o tempo o ferro de passar que tem vapor pode entupir e ficar sujo. Não coloque vinagre dentro dele para desentupir e limpar, pois ele poderá destruir os mecanismos internos do ferro. Esvazie o compartimento da água e prossiga fazendo como recomendado no manual do ferro.

Manchas persistentes – o vinagre não consegue remover manchas muito antigas ou que estejam difíceis de sair. Neste caso o recomendado é utilizar um detergente enzimático, usado em limpezas pesadas como de hospitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.