Como tirar mancha de cacau em pó do carpete

Como tirar mancha de cacau em pó do carpete? Se você deixou cair cacau em pó no carpete é muito importante limpar o mais rápido possível, senão a mancha poderá não sair caso demore a limpar. Daremos algumas dicas para remover usando amônia, detergente, alvejante com oxigênio ativo ou água oxigenada.

Lembre-se sempre de testar os produtos em uma parte escondida do carpete antes de aplicar na mancha, para ter certeza que não vai estragar ele mais ainda! Nunca misture amônia e alvejante clorado (água sanitária), o gás liberado é tóxico!

Dicas para tirar mancha de cacau em pó do carpete

Comece removendo o excesso de cacau utilizando o aspirador de pó sem usar escovinha na ponta para não espalhar mais ainda. Use também toalha de papel branca.

Se tiver amônia em casa, faça uma mistura de uma colher de sopa de amônia com 120 mL de água. Sature bem o local manchado com a solução usando o borrifador. Não molhe demais para não chegar na parte inferior do carpete! Seque usando papel toalha para remover excesso de umidade.

Em seguida misture 1/4 de colher de chá de detergente ou sabão líquido (que não contenha alvejante) com um um litro de água. Umedeça um pano limpo e vá dando batidinhas em cima do local manchado, sem encharcar muito! Se estiver saindo continue trocando partes do pano e depois papel toalha até remover a mancha. No final passe pano umedecido com água para tirar todo detergente!

Como tirar mancha de cacau em pó do carpete
Como tirar mancha de cacau em pó do carpete

Depois borrife água e coloque papel toalha com peso em cima, para puxar a umidade. Se necessário troque este papel toalha de tempos em tempos.

Alvejante com oxigênio

Passe alvejante a base de oxigênio misturado com água morna, umedecendo um pano limpo e passando no local dando tapinhas. Este tipo de alvejante faz a mancha levantar por causa das bolhas de oxigênio. É melhor utilizar este tipo do que algum com amônia ou água sanitária.

Deixe a mistura de alvejante com água alguns minutos em cima da mancha de cacau em pó, depois se necessário aplique mais um pouco. Quando terminar, se necessário, remova utilizando pano apenas com água. Seque com uma toalha limpa ou papel toalha para absorver o líquido.

Água oxigenada 3%

Se ainda ficar mancha no local, umedeça o local com água oxigenada, deixe agir por uma hora. Depois dê batidinhas com pano e repita colocando um pouco mais de água oxigenada. Não há necessidade de enxaguar, uma vez que a água oxigenada se transforma em água quando em contato com a luz. Coloque papel toalha em cima com um peso para absorver, se necessário troque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.