Como tirar mancha de geléia do estofado

Como tirar mancha de geléia do estofado? Quem não gosta de uma geleiazinha de morango na torrada? É muito bom né? Só não é legal quando estamos comendo e deixamos cair no sofá. Daremos algumas dicas de produtos do dia a dia para remover este tipo de mancha.

Lembre-se sempre de testar os produtos em uma parte escondida do estofado antes de aplicar na mancha, para ter certeza que não vai estragar tudo! Nunca misture amônia/vinagre e alvejante clorado, o gás liberado é tóxico!

Dicas para tirar mancha de geléia do estofado

É importante sempre tentar limpar o mais rápido possível! Se a mancha acabou de acontecer, remova o excesso de geléia com o lado cego da faca indo de fora para dentro para não espalhar.

Em seguida umedeça um pano limpo com água e passe em cima do local manchado dando tapinhas. 

Pigue uma gotinha de detergente em uma parte umedecida com água do pano e passe na mancha de geléia, esfregue delicadamente para fazer uma espuminha e deixe 5 minutos.

Dicas para tirar mancha de geléia do estofado
Como tirar mancha de geléia do estofado

Depois passe parte do pano apenas umedecido com água para remover o detergente, dê batinhas com parte umedecida com água e depois parte seca do pano para a mancha sair do estofado para o pano. Não encharque!!

Se a mancha não sair siga a dica abaixo, que também serve para manchas antigas de geléia.

Vinagre ou álcool para tirar mancha de geléia

Misture quantidades iguais de vinagre e água, passe no local com pano limpo (se quiser pode substituir por mistura de uma colher de sopa vinagre com 150mL álcool isopropílico).

Umedeça uma parte do pano nesta solução, passe no local dando batinhas, depois dê batidinhas com parte seca do pano. Repita o processo de passar parte umedecida e parte seca para a mancha sair do estofado para o pano. Se possível deixe secar o vinagre com água no sol.

Creme de barbear

Se a mancha não sumir, umedeça pano com água e dê batidinhas no local. Coloque um pouco de creme de barbear (não pode ser gel) e esfregue delicadamente com escova de dente velha, fazendo movimento de fora para dentro.

Depois remova o creme de barbear com um pano limpo seco. Em seguida enxágue o local com água pura umedecendo um pano, tentando não encharcar demais.

Água oxigenada

Se mesmo depois do creme de barbear a mancha de geléia não sumir, talvez seja necessário passar água oxigenada 3% (teste antes em local escondido!).

Coloque umas gotinhas de água oxigenada em cima do local e esfregue delicadamente com uma escovinha, fazendo movimento de fora para dentro.

Remova a água oxigenada com pano umedecido com água, dê tapinhas com pano umedecido, depois dê tapinhas com pano seco, até ver que removeu a água oxigenada.

Nunca seque com secador de cabelo quente pois se a mancha não sumir ela se tornará permanente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.