Como tirar mancha desconhecida do carpete

Como tirar mancha desconhecida do carpete? A pior coisa que tem é alguém manchar o carpete e não avisar quando deixou o líquido ou comida caírem. Fica difícil de limpar e remover manchas quando não sabemos o que é. Mas neste post daremos algumas dicas que poderão ajudar quando for tentar limpar mancha estranha.

É preciso ter paciência! Pois a maioria das manchas em carpetes só desaparecem depois de várias etapas. Portanto vá testando cada uma delas.

Dicas para tirar mancha desconhecida do carpete

Comece usando uma colher para raspar o excesso do que estiver preso no carpete. Comece pelas beiradas e vá raspando com delicadeza até o centro.

Passe aspirador de pó para remover tudo que conseguiu raspar.

Aplique água morna em cima do local sem encharcar o carpete, é pouquinho mesmo, para umedecer. Depois comprima um pano absorvente (ou papel toalha) em cima, coloque o pano em cima da mancha estranha e vá apertando este pano, sem esfregar! Vá mudando o pano de posição, fazendo movimentos de fora para dentro da mancha. Quem preferir pode dar batidinhas com o pano ao invés de apertar em cima.

Se necessário passe aspirador novamente. Se a mancha sumiu coloque pano absorvente em cima ou alguns papéis toalha, coloque um peso por cima para absorver.

Tirar mancha desconhecida do carpete
Dicas para tirar mancha desconhecida do carpete

Álcool isopropílico

Se a mancha não sumiu aplique álcool isopropílico ou solvente para limpeza a seco. Coloque um pano absorvente em cima e aperte delicadamente para puxar a mancha. Caso necessário modifique o papel ou a parte do pano.

Em seguida passe apenas água morna sem encharcar, usando uma pano limpo.

Se a mancha sumiu coloque pano absorvente em cima ou alguns papéis toalha, coloque um peso por cima para absorver.

Detergente

Se a mancha ainda não tiver saído misture uma colher de chá de detergente transparente com 480 mL de água morna (2 xícaras). Aplique umedecendo um pano limpo e dando tapinhas no local, sem encharcar! Deixe a solução reagir por 5 minutos. No final coloque pano em cima e vá apertando para absorver. Depois coloque papel toalha para secar mais rápido.

Enxágue aplicando água morna umedecendo um pano, sem molhar demais!! Seque usando pano absorvente e toalha de papel.

Água oxigenada

Se nem assim a mancha sumiu, será necessário fazer uma mistura de uma colher de chá de água oxigenada 3% com três colheres de sopa de água morna. Tenha cuidado, teste, pois pode manchar dependendo da cor! Umedeça o local com um pouquinho desta solução, cubra a mancha com uma toalha grossa e deixe agir por 30 minutos. A toalha é para não deixar entrar luz, senão modifica as propriedades da água oxigenada.

Caso a mancha tenha sumido, passe água morna com pano limpo, dando tapinhas, para remover toda água oxigenada. Não encharque! Depois seque colocando toalha absorvente ou papel toalha.

Veja alguns panos absorventes disponíveis na Amazon.

Amônia para tirar mancha desconhecida

Se nem com água oxigenada saiu, misture 60 mL (1/4 de xícara) de amônia com 240 mL (1 xícara) de água morna. Tenha cuidado pois também pode remover cor do tecido do carpete! Teste!!

Aplique esta solução umedecendo o pano limpo e dando tapinhas no local sem molhar muito. Veja se está tirando a cor. Se não estiver manchando continue. Dê tapinhas com parte seca do pano ou pegue outro pano limpo e aperte em cima do local. Repita se necessário, passar pano umedecido e depois pano seco.

Depois passe papel toalha para absorver tudo do carpete, se necessário aplique apenas água para remover a amônia, sem molhar muito!

Vinagre

A última tentativa, se nada acima adiantar, aplique uma mistura de 60 mL (1/4 de xícara) de vinagre com 240 mL (1 xícara) de água morna.

Aplique umedecendo um pano limpo e dando tapinhas em cima da mancha desconhecida, ou coloque o pano umedecido em cima e vá apertando. Não encharque!! Depois dê tapinhas com pano seco para puxar.

Quando a mancha tiver sumido, ou se não estiver adiantando mais, dê tapinhas com pano umedecido apenas em água morna, sem molhar demais! Depois coloque pano absorvente ou papel toalha em cima do local para secar.

Quando secar passe aspirador de pó para levantar as fibras do carpete, que estarão amassadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.