Como tirar mancha desconhecida do estofado

Como tirar mancha desconhecida do estofado? O sofá está todo manchado e não tem idéia do que sujou? Vamos dar algumas dicas neste post para você tentar remover manchas estranhas do estofado, são os processos que você precisa fazer para a mancha sumir.

Atenção, é importante ter paciência, pois algumas manchas podem precisar de vários produtos e etapas para serem removidas. Nunca molhe demais senão estragará a espuma por baixo do estofado!

Dicas para tirar mancha desconhecida do estofado

O estofado do sofá é um tecido delicadado, portanto é preciso ter cuidado com o produto que irá colocar nele. Sempre teste em uma parte escondida do estofado para ter certeza que não vai piorar a situação, caso fique com receio, não tente, chame um profissional.

Lembre também de verificar a etiqueta de limpeza, algumas poltronas e sofás vêm com ela.

Antes de qualquer coisa passe o aspirador de pó para remover toda poeira.

Detergente com água e vinagre

Uma dica é misturar uma colher de sopa de detergente com 480 mL (2 xícaras) de água e uma colher de sopa de vinagre. Mexa bem.

Umedeça uma parte de um pano na solução sem encharcar e dê batidinhas (nunca esfregue) em cima da mancha. Sem molhar muito! Depois dê batidinhas com parte seca do pano ou papel toalha.

nunca esfregue) em cima da mancha. Sem molhar muito! Depois dê batidinhas com parte seca do pano ou papel toalha.

Repita passar pano úmido e depois seco até ver que a mancha sumiu ou não está saindo mais nada.

Se a mancha sumiu passe pano apenas com um pouquinho de água para remover o detergente. Depois seque colocando papel toalha em cima.

Álcool 70% ou superior

Em seguida aplique um pouco de álcool usando um pano. Umedeça um pano com o álcool e dê batidinhas na mancha. Depois dê batidinhas com pano seco.

Se não adiantar nada deixe o álcool evaporar e secar para tentar os passos seguintes.

Solvente para limpeza a seco

Se as dicas acima não derem certo, tente usar um solvente para limpeza a seco. Passe o solvente usando um pano limpo conforme instruções do rótulo.

Caso não remova a mancha não molhe, deixe o solvente evaporar.

Tirar mancha desconhecida do estofado
Dicas para tirar mancha desconhecida do estofado

Amônia, detergente e água

Caso a dica anterior não der certo tente fazer uma mistura de 480 mL (2 xícaras) de água com uma colher de sopa de detergente e uma colher de sopa de amônia. Cuidado com a amônia pois pode manchar! Teste!!

Se usou vinagre antes tenha certeza de ter removido ele todo senão irá neutralizar a amônia e não vai funcionar.

Umedeça um pano e passe no local sem encharcar muito, dando batidinhas. Depois dê batidinhas com parte seca do pano. Repita até ver que saiu a mancha desconhecida ou que não está saindo nada.

Lembre-se de passar pano umedecido apenas com água para remover todo detergente. Coloque papel toalha para ajudar a secar.

Água oxigenada para tirar mancha desconhecida

Com um conta gotas pingue água oxigenada 3% em cima da mancha do estofado (teste antes pois pode manchar!!). Dê batidinhas com pano limpo para impregnar, nunca esfregue! Depois dê batidinhas com parte seca para a mancha sair no pano.

Se sair, passe pano umedecido apenas com água, sem molhar muito! Coloque papel toalha para ajudar a absorver a água depois deixe secar.

Caso nenhuma das dicas funcione, procure um profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.