Dicas de uso do vinagre para limpar a casa

O vinagre tem mil e uma utilidades. Já falamos aqui no site sobre usar o vinagre na lavagem de roupa. Neste post trazemos algumas dicas de uso do vinagre para limpar a casa além de tirar manchas.

Sempre teste os produtos em local escondido antes de usar para ter certeza que não vai destruir tudo de vez! 

Dicas de uso do vinagre para limpar a casa

Vinagre para limpar cerâmica

Se tiver estátuas de cerâmica ou azulejos ou qualquer outro utensílio de cerâmica você pode limpá-los comuma esponja umedecida com água e algumas gotas de vinagre.

Vinagre para fazer desinfetante caseiro de laranja

Sim! Com vinagre você pode fazer um desinfetante caseiro utilizando as cascas da laranja.

Para fazer basta colocar as cascas da laranja em uma jarra (pode ser de limão se preferir). Encha a jarra com cascas de laranja. Depois encha a jarra com vinagre até cobrir as cascas todas. Tampe e deixe por umas duas semanas em local escuro e fresco. Se quiser pode agitar o pote de vez em quando, mas não é necessário. Depois das duas semanas coe as cascas e coloque o líquido no borrifador. Você poderá limpar a cozinha ou qualquer outro lugar com ele, vai ficar cheirinho de laranja. Também fica com cheiro de vinagre, então não exagere!

Vinagre para limpar plásticos

Você pode utilizar o vinagre para limpar potes plásticos ou outros utensílios de plástico. Basta misturar no borrifador metade água e metade vinagre. Depois é só borrifar nos plásticos e passar pano.

Vinagre para limpar teclados do computador e mouse

Você pode utilizar o vinagre para limpar os teclados do computador, pois ele age como desinfetante. Basta misturar no borrifador a mesma quantidade de água e vinagre branco. Depois desligue o computador, umedeça um pano com a mistura e passe nas teclas delicadamente, pode fazer um pouco de pressão mas não demais, não deixe encharcar demais o pano para não escorrer para dentro das teclas!

O mouse é a mesma coisa, passe o pano delicadamente para não cair vinagre dentro dele.

Vinagre para limpar armários mofados

O vinagre branco também pode ser usado para limpar armários mofados e armários brancos. Basta colocar o vinagre no borrifador e borrifar dentro dele todo depois de tirar as roupas. Em seguida passe pano úmido com água (não molhe demais!). Deixe as portas abertas para secar.

Vinagre para limpar o piso

Se você tem piso de vinil em casa então é só misturar 120 mL de vinagre branco com 3 litros de água morna. Passe no piso com um pano. O ácido do vinagre limpa o piso e não deixa resíduos. O cheiro desaparecerá depois de um tempo. Se quiser dar brilho adicione gotas de óleo de jojoba.

Dicas de uso do vinagre para limpar a casa
Dicas de uso do vinagre para limpar a casa

Vinagre para limpar janelas

Umedeça um pano de microfibra com vinagre e passe nas janelas de vidro. Ou se preferir borrife o vinagre na janela e passe o pano. O vinagre funciona como um limpa vidro natural. Se não tiver o pano passe jornal ou algum papel que não solte pedacinhos.

Uso do vinagre para limpar ventilador de teto

Está notando sujeita agarrada no ventilador de teto? Não se desepere, misture no borrifador metade água metade vinagre. Borrife dentro de uma fronha de travesseiro ou se conseguir borrife na pá do ventilador. Depois vá colocando cada umas das pás do ventilador dentro da fronha, puxe a fronha na sua direção e fazendo pressão para baixo. A fronha vai puxar toda sujeira acumulada.

Remova marcas de caneta da parede com vinagre

Seus filhos passaram a caneta na parede? Basta passar vinagre no papel toalha ou pano velho e esfregar o local, o vinagre deve remover toda sujeira.

Vinagre para limpar a persiana da casa

Além de limpar ventilador de teto você também pode limpar as persianas do mesmo jeito.

Remova manchas de café

As manchas de café podem ser removidas usando uma solução de uma parte de vinagre e uma parte de água. Jogue em cima do local manchado e deixe por 10 minutos. Se for roupa ou pano é só lavar normalmente depois na máquina. Se for carpete dê tapinhas com pano umedecido com água ou papel toalha, sem encharcar demais, para a mancha sair para o pano.

Vinagre neutraliza mancha de xixi

Se o cachorro ou a criança fizeram xixi no chão ou no carpete e mesmo depois de limpar ainda ficou cheiro de xixi, basta jogar um pouquinho de vinagre em cima. Deixe 5 minutos depois passe pano para remover e deixe secar.

Vinagre para tirar mau cheiro da caixa de areia

O vinagre pode ser utilizado para remover cheiro forte da caixinha de areia. Remova toda areia e borrife vinagre dentro. Deixe por uns 15 minutos depois passe pano umedecido com água morna. Depois enxague a caixa e pronto, o fedor deve ter saído. É importante avisar que o vinagre tem cheiro bem forte, portante é preciso tentar enxaguar bem porque senão o gato poderá não querer utilizar mais a caixinha. Caso note que ele não gostou, utilize sabão neutro ao invés de vinagre.

Essas são algumas idéias para o uso do vinagre para limpar a casa, você também pode limpar produtos cromados, limpar moedas antigas e muito mais. Conhece outra utilidade para o vinagre? Conte-nos pelos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.