Como tirar mancha de óleo de amendoim da roupa

Como tirar mancha de óleo de amendoim da roupa? Sem querer deixou cair um pouco de óleo de amendoim na roupa, e não tem ideia de quais produtos utilizar para limpar? Neste post trazemos algumas dicas de como limpar roupa manchada de óleo de amendoim.

Lembre-se sempre de testar os produtos em local escondido da roupa, para ter certeza que não estragará ela toda!

Dicas para tirar mancha de óleo de amendoim da roupa

Quanto antes você tentar limpar, mais fácil será para remover a mancha. Comece passando um tira manchas, de preferência os tipo aerossol como Semorin, Easy Cleaner e outros disponíveis no mercado. Normalmente esses aerossóis são específicos para remoção de manchas de gordura pesada. Caso não tenha, utilize algum tipo Vanish, Omo etc. Siga as instruções específicas na embalagem. Na maioria deles, deve-se borrifar em cima do local manchado e deixar agir por 15 minutos, pelo menos.

Em caso de manchas insistentes que não estejam desaparecendo com o tira manchas, aplique detergente para limpeza pesada. São detergentes concentrados alcalinos para roupas, muito usados na remoção de sangue, alimentos e outros produtos que causam manchas pesadas. Esfregue bem a roupa no local onde caiu e depois lave na máquina de lavar, ou a mão, como costuma fazer com suas roupas.

Se não tiver este tipo de detergente, utilize detergente concentrado para lavagem de louça. Aplique em cima do local e esfregue com a mão mesmo, para penetrar bem no tecido. Os detergentes de louça são ótimos para remoção de gordura. Depois lave normalmente.

Dicas para tirar mancha de óleo de amendoim da roupa
Dicas para tirar mancha de óleo de amendoim da roupa

Após a lavagem, caso a mancha ainda esteja aparecendo, deixe de molho no alvejante clorado (água sanitária), se for seguro para roupa. Se não for, utilize alvejante a base de oxigênio, que pode ser usado com roupa colorida. Deixe o tempo indicado no rótulo da roupa, em seguida lave.

No caso de manchas muito fortes que não saiam nem com alvejante, talvez seja necessário utilizar algum solvente químico para limpeza a seco. Umedeça um papel toalha com o solvente e coloque por trás da mancha, no avesso da roupa. Para absorver bem o solvente. Deixe secar e depois enxágue. Lave como costuma fazer no dia a dia. Se tiver receio de utilizar, leve em uma tinturaria para realizarem o processo.

Deixe um comentário