Como limpar Home Theater, DVD e Blu-Ray

Como limpar Home Theater, DVD e Blu-Ray? Aparelhos eletrônicos têm que ser limpos de tempos em tempos, para o acúmulo de sujeira não prejudicar na eficiência do produto. Daremos algumas dicas de como limpar estes equipamentos eletrônicos sem estragá-los. O que você deve ou não fazer para mantê-los limpos e não correr o risco de queimar.

Como limpar Home Theater, DVD e Blu-Ray

Comece tirando o equipamento da tomada. Depois passe pano macio, limpo e seco em volta para tirar a poeira. Tem que ser pano que não solte fiapo, se possível utilize pano de microfibra para não arranhar a parte externa do equipamento, o mesmo utilizado para limpar tela de TV LED.

Utilize lata de ar comprimido para remover a poeira das ventoinhas, bandeja do disco e outras aberturas do equipamento. Se você não tiver lata de ar comprimido, utilize o aspirador de pó para puxar o máximo de poeira possível. Se os discos estiverem pulando utilize limpador de lentes de DVD para limpar as lentes do home theater.

A lata de ar comprimido e o DVD limpador de lentes podem ser encontrados em lojas de equipamentos eletrônicos. É muito importante seguir as instruções do rótulo do produto que comprar.

Como limpar Home Theater, DVD e Blu-Ray
Como limpar Home Theater, DVD e Blu-Ray

Se ficar com medo de utilizar o DVD limpador de lentes ou o ar comprimido e seja necessário a limpeza do canhão, leve em um técnico se não souber como limpar. Algumas pessoas utilizam cotonete ou pincel seco para tirar a poeira do canhão.

Os fios, caixas e outras partes que compõem o equipamento têm que ser limpos, pelo menos, duas vezes ao ano, para não acumular muita sujeira. Se os conectores do cabo estiverem muito sujos, utilize um Limpa Contato, estes são vendidos em lojas de eletrônicos.

Discos

Outro detalhe importante é não colocar os dedos nos discos, pois o suor oxida o material e não reproduzirão corretamente. Pegue-os sempre pelas bordas. Até para limpar os discos utilize pano de microfibra. Faça movimentos do centro para as bordas em linha reta, sem fazer movimentos circulares pois irá arranhar. Estes movimentos têm que ser leves para não apertar a poeira no disco.

Quando as manchas estiverem muito fortes, será necessário umedecer uma pequena parte do pano com água pura. Passe no disco fazendo movimentos do centro para bordas, depois passe parte seca do pano do mesmo jeito.

Dicas extras

É muito importante tomar cuidado com infestação de bichos como formigas, baratas ou coisas parecidas. Estes insetos adoram ficar próximo ao calor principalmente no inverno. Se ver formigas andando em cima do aparelho eletrônico provavelmente elas já estão lá dentro. Nestes casos entre em contato com um técnico para ele abrir o equipamento e remover os bichos e ninhos que encontrar.

Quem mora perto de praia deve sempre deixar os aparelhos eletrônicos com capas. Aproveite e passe produtos anticorrosivos para evitar o desgaste da maresia. Se possível deixe janelas dos locais fechadas. Não tem como fugir dela, somente como prevenir, com certeza o equipamento durará menos tempo do que em um lugar sem maresia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.