Como tirar mancha de tinta do carpete? Sua casa está em obra e acabou manchando o carpete de tinta? A seguir daremos algumas dicas de como limpar manchas de tinta presas no carpete.
Lembre-se sempre de testar os produtos em alguma parte escondida do carpete, para ter certeza que não estragará ele todo.
Dicas para tirar mancha de tinta do carpete
É muito importante tentar remover a mancha assim que ocorrer para não ficar mais difícil de tirar. Se foi muita tinta remova o excesso com uma colher ou espátula.
Comece umedecendo bem um pano com querosene e coloque bem em cima do local manchado. Faça pressão com a mão mesmo, não esfregue para não piorar a mancha nem use água. A mancha vai passar do carpete para o pano.
Se quiser repita, umedeça outra parte do pano com querosene, coloque em cima do local e pressione, remova e verifique.
Repita algumas vezes, até ver que não está saindo mais nada no pano ou que a mancha desapareceu. Misture metade de vinagre e metade de água em um pote. Umedeça um pano nesta mistura e passe no mesmo local, dando tapinhas com parte úmida e depois parte seca, para remover o querosene.
É importante não encharcar demais e não deixar querosene nas fibras do carpete, pois pode estragar o tecido!
Terebentina para tirar mancha de tinta
Se não sair, passe essência de terebentina (diluente ideal para tintas de pintura à óleo). Umedecendo um pano e fazendo o mesmo processo acima, dando tapinhas com parte úmida e depois parte seca. Até remover a tinta por completo. Não esqueça de passar vinagre com água no final, para não deixar terebentina nas fibras.
Leite quente e suco de limão
Outra dica é colocar um mata-borrão grosso embaixo da mancha e, em seguida, esfregar leite bem quente. Se a mancha não sair, adicione um pouco de suco de limão no leite e esfregue novamente, sem deixar a mancha se espalhar para os lados.
Thinner e solvente para limpeza a seco
Outra dica é passar um pano umedecido com thinner, cuidado para não espalhar a tinta, porque amolece. Depois passe um solvente para limpeza a seco. Enxugue com pano ou papel absorvente. Não use alvejante, ele não é aconselhado para essa finalidade.
Vaporizador na tinta dura
Se for mancha de tinta a óleo e estiver endurecida será preciso usar um vaporizador para amolecer a tinta. Aplique o vapor bem em cima da mancha e vá removendo com agulha ou palito para ajudar a soltar sem estragar as fibras. Se necessário realize o processo do querosene explicado no início.
Quando terminar de passar produtos líquidos é muito importante colocar o papel toalha em cima do local para absorver todo líquido. Troque o papel se necessário. Se tiver aspirador de água passe em cima. Quanto mais remover o líquido melhor. Depois deixe secar ao natural.