Como tirar manchas pretas do espelho

Como tirar manchas pretas do espelho? É possível consertar as manchas escuras que aparecem no espelho depois de alguns anos de uso? Neste post vamos explicar sobre as manchas pretas que destroem o prateado que fica por trás do espelho, deixando o produto com buracos no reflexo.

Por que aparecem manchas escuras no espelho?

Infelizmente é normal espelhos ficarem com manchas escuras na parte interna (de trás). Isso ocorre devido ao desgaste da película de prata, que é colada na parte de trás do vidro, para criar o espelho.

Essas manchas ocorrem por:

  • Má ventilação ao redor do espelho – tenha certeza de deixar o ar passar por trás do espelho, se acumular umidade entre a parede e o espelho, irá oxidar o espelho, causando as manchas.
  • Umidade em excesso – se o espelho ficar exposto à umidade em excesso, como no banheiro, a oxidação poderá ocorrer em menos de um ano. É importante que tenha muita ventilação no local, e faça limpezas regulares para remover a umidade. Cuidado com água próximo ao espelho, se cair nas bordas, pode penetrar na parte de trás.
Como tirar manchas pretas do espelho
Dicas para tirar manchas pretas do espelho
  • Mudanças de temperatura – se o espelho fica em local onde ocorre muita mudança de temperatura, pode aumentar o risco de aparecerem manchas pretas. Isso porque com o aumento da temperatura, o espelho expande e quando diminui ele contrai, danificando o espelho e causando as manchas.
  • Produtos químicos – tenha cuidado com produtos contendo amônia, inclusive limpa vidro, eles podem estragar as bordas do espelho, fazendo aparecer manchas pretas. Se utilizar, não passe nas bordas, para não acabar penetrando por trás, onde fica o laminado refletor. Se possível utilize água morna e pano microfibra para fazer a limpeza.

Dicas para tirar manchas pretas do espelho

Algumas manchas escuras são simples de tirar passando pano microfibra com água, ou pano umedecido em água com um pouco de detergente neutro. Quem quiser pode usar o limpa vidro, mas é muito importante ter cuidado com as bordas, pois este produto remove a película de prata.

Mas as manchas escuras de quando o espelho descasca são mais complicadas de serem removidas. Quando elas aparecem, só vão aumentando com o tempo, dependendo do estrago pode inutilizar o espelho.

Uma das maneiras de remover essas manchas pretas no espelho é colando um pedaço de folha de alumínio na parte de trás do espelho, bem no local onde o revestimento de prata ficou descascado. Para isso basta cortar um pedaço do papel alumínio de cozinha mesmo, e prender por trás do espelho em cima da mancha, utilizando fita adesiva transparente. Deixe a parte mais brilhosa para o lado do espelho.

Ou você também pode utilizar tinta spray tipo espelho, borrifando em cima das manchas escuras. São tintas que dão efeito de espelho, transformando a mancha escura em uma superfície espelhada. Basta borrifar em cima do local, que voltará a ficar prateado.

Outra dica é criar uma moldura para o espelho, em casos que as manchas estão apenas nas bordas. Assim a moldura irá esconder os locais manchados.

Se o dano for muito grande, o ideal é levar em algum profissional que trabalhe com restauração de espelho, pois eles podem trocar toda a película de prata, deixando o espelho como novo. Mas é importante destacar que o serviço não costuma ser barato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.